Últimas Notícias

IWF libera nove países banidos por doping a terem equipes nos jogos olímpicos da juventude

O banimento deveria durar um ano, mas a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, na sigla em inglês) decidiu afrouxar a sanção aplicada a nove países com múltiplas violações de doping. De acordo com o site “Inside The Games”, Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, China, Moldávia, Cazaquistão, Ucrânia e Turquia poderão contar com equipes nos Jogos Olímpicos da Juventude, no início de outubro, para atletas de 15 a 17 anos.

Os nove países foram suspensos no final do ano passado por acumularem três ou mais falhas em exames antidoping reanalisados dos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012. No sênior, o grupo segue proibido de participar de eventos internacionais.

Segundo o presidente da Federação Russa, Maxim Agapitov, a IWF ofereceu essa chance por reconhecer que os nove países fizeram “bom progresso na tentativa de erradicar a cultura de doping que causou tanto dano ao esporte”. Assim, as equipes juvenis cumprirão apenas 10 dos 12 meses de pena impostos às federações.

Para se ter noção do impacto desta medida, na última edição dos Jogos da Juventude, em Nanjing, na China, cinco campeões integravam as seleções deste grupo de países banidos – que tem ainda 10 dos atuais campeões mundiais.


foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar