Últimas Notícias

ISA e COI entram em acordo sobre critérios de classificação do surfe para Tóquio 2020

Associação Internacional de Surfe (ISA - sigla em inglês) anunciou, nesta sexta-feira(16) que entrou em acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre os critérios de classificação para a Olimpíada de Tóquio 2020. As duas entidades vinham conversando sobre o tema desde o ano passado. Ficou definido que cada país poderá levar dois surfistas por gênero. Serão 20 homens e 20 mulheres competindo no Japão, quando o surfe fará a sua estreia em Jogos Olímpicos.

Segundo a ISA, o sistema de classificação escolhido permite a participação dos atletas que disputam o Circuito Mundial. Ficou decidido também que, para serem elegíveis para Tóquio 2020, os surfistas selecionados por suas respectivas federações devem participar do ISA World Surfing Games em 2019 e 2020.

"É um momento histórico para o esporte e para todos que sonharam em incluir o surfe nos Jogos Olímpicos. O processo assegura a universalidade geográfica, ao mesmo tempo que proporciona um caminho para a participação dos melhores profissionais" Comentou o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

A ordem hierárquica de classificação será pelos eventos abaixo:

- Liga Mundial de surfe de 2019, dezoito vagas: os primeiros dez homens elegíveis e as primeiras oito mulheres elegíveis.
- Campeonato mundial de surfe de 2020, dez vagas: os primeiros quatro homens elegíveis e as primeiras seis mulheres elegíveis.
- Campeonato mundial de surfe de 2019, oito vagas: Primeiro surfista elegível de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.
-  Jogos Pan-Americanos de 2019, duas vagas: o primeiro homem elegível e a primeira mulher elegível.
- Copa da Nação Anfitriã, duas vagas: será realizada uma copa no Japão para definir os dois representantes do país-sede (um na categoria Masculino e um no Feminino), a não ser que algum surfista japonês garanta sua classificação por outro evento.


foto: WSL

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar