Últimas Notícias

Indignados com presidente da CBLP, halterofilistas da seleção se retiram de seletiva para o Pan-americano

O levantamento de peso brasileiro segue passando por uma grave crise iniciada desde a Rio 2016. Neste sábado(10), todos os 16 atletas convocados para disputar uma seletiva nacional desistiram de participar da classificatória para o Pan-Americano da modalidade, que acontece de 12 a 19 de maio, em Santo Domingo, República Dominicana. O evento estava marcado para acontecer em um clube na Zona Oeste do Rio. Nomes conhecidos do levantamento de peso brasileiro como Fernando Reis, Mateus Gregório, Marco Túlio Gregório, Rosane Reis e Bruna Piloto estavam entre os presentes.

O grupo de atletas, liderado pelo carioca Josué Lucas, se revoltou com o não comparecimento do presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), Enrique Montero. Indignados com a falta de planejamento e estrutura para a modalidade, os levantadores cobram uma conversa com o dirigente desde o segundo semestre de 2016.

"Desde 2016 estamos procurando o presidente para uma conversa e nada. Queremos saber sobre planejamento, calendário, critérios para convocações dentre outras coisas. Não há diálogo algum com a confederação. No sábado, era a nossa esperança de ter essa conversa. Chegamos ao clube para a seletiva de manhã cedo, fizemos a pesagem, assinamos a súmula e cobramos do diretor-técnico da CBLP (Diego German) uma conversa com o Enrique. Ele disse para começarmos a competir que o presidente chegaria. Não aceitamos e ficamos aguardando a chegada dele. Acabou que ele não apareceu, daí todos nós resolvemos não competir. Saímos do clube depois das 16h" contou Josué ao site globoesporte.com.

Morando atualmente nos Estados Unidos, Fernando Reis contou que viajou para o Rio especialmente para disputar a seletiva. Como o super pesado viu o movimento liderado por Josué, ele decidiu apoiar a causa.

"Não tive participação nesse movimento, mas resolvi respeitar o Jousé e os atletas. Quando houve o impasse sobre a realização da seletiva, fui para fora do clube, almocei e fiquei fazendo hora para ver se o Enrique aparecia, pois aí sim teríamos a competição. No fim da tarde, eu e os atletas de São Paulo fomos embora. É um movimento legítimo, pois não sabemos o que acontece na Confederação e quem comanda a seleção. O diretor-técnico é colombiano e mal vem ao país" Disparou Fernando.

Enrique Montero vem se envolvendo em polêmicas com atletas, treinadores e clubes desde 2016. Há dois anos, o então treinador da seleção, o cubano Luis Lopez, denunciou uma suposta intervenção na convocação da seleção que disputou a Olimpíada do Rio. O mandatário foi acusado de determinar a ida da carioca Jaqueline Ferreira (75kg) no lugar da paulista Bruna Piloto (63kg). Enrique negou a acusação, afirmando que Jaqueline foi convocada com base num índice técnico estabelecido pela CBLP.

O atrito gerou consequências nos meses seguintes. Após a Olimpíada, Enrique dissolveu toda a comissão-técnica da seleção, inclusive o diretor-técnico e ex-atleta olímpico Edmilson Dantas. Desde então, a seleção passou a não ter um grupo fixo de treinadores. O colombiano Diego German assumiu o lugar que era de Edmilson, e cada levantador convocado passou a ter de levar o seu técnico para as competições.

No ano passado, foi a vez Enrique Montero se envolver em polêmica com Fernando Reis. Em junho, o super pesado precisou recorrer à Justiça para disputar o Pan-Americano de Miami. Fernando não havia sido convocado para a competição pela CBLP, que justificou que ele não disputou o Brasileiro, em maio. O levantador, no entanto, participou de um torneio em Doral, onde conseguiu a marca de 412 kg no total, 44 kg acima do índice exigido pela CBLP. Desde então, ele lutou para homologar o resultado para representar o Brasil no Pan.

Em novembro, nova polêmica com Fernando. Como a relação entre o atleta e a Confederação estava cada vez pior, o levantador cogitou a hipótese de disputar o Mundial de 2017 por uma equipe neutra, o que acabou não acontecendo. Fernando ficou em sexto na categoria acima 105kg.

Enrique Monteiro manifestou-se via e-mail ao site globoesporte.com, acusando um grupo de atletas de "desordem". Enrique ressaltou que havia levantadores interessados em participar da seletiva, os quais foram impedidos pelo grupo que protestava.

Confira a íntegra da posição de Enrique Montero:

Lamento, novamente, que pessoas tentam utilizar os meios sérios de comunicação com informações falsas e/ou tendenciosas, como forma de atingir a Confederação.

O que ocorreu que um grupo de atletas do Esporte Clube Pinheiros e da Marinha, causaram desordem no local da competição esportiva e dando causa a não realização das provas (impedindo a realização do evento), mesmo sendo solicitado pelos organizadores a liberação do espaço.

Cabe ressaltar que os atletas de Minas (William Alvarado e Rafael Fernandes), Paraná (Serafim Veli), Paraíba (Mayara Soares) e Rio de Janeiro (Liliane Menezes e Jaqueline Ferreira) se apresentaram para a competição (competição iniciada através da apresentação) e foram impedidos de competir pelo grupo que causaram o tumulto.

O Coordenador Técnico da CBLP, ex-membro do Comitê técnico da Federação Internacional, contratado pela CBLP (CLT), colombiano, e é residente legalmente no país. O que demonstra mais uma vez a utilização de meios sérios de comunicação, com informações falsas, para atingir a CBLP. O mesmo cumpriu com todas suas obrigações estritamente dentro das regras da Federação Internacional (IWF).

Os atletas sempre tiveram acesso à Confederação e ao Presidente, no qual sempre atendeu a todos, sendo a última reunião durante o Campeonato Sul-americano (dezembro/2017). O Presidente da Comissão de atletas esteve presente em nossa Assembleia Geral Ordinária de 2017, no qual inclusive votou na eleição da CBLP. O mesmo constantemente entra em contato através de e-mail e WhatsApp. Portanto a afirmação “Desde 2016 estamos procurando o presidente para uma conversa e nada...“ é totalmente equivocada.

Espero ter esclarecido os fatos e estou a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Att.,

Enrique Montero


Com informações de Globoesporte.com
Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar