Atletas da ginástica artística do Brasil participam de treinamentos e seletiva para a seleção no Rio de Janeiro

A ginástica artística brasileira segue com um trabalho cada vez mais intenso de olho nas competições internacionais que estão por vir, inclusive os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Com isso, 18 atletas estão concentrados no Rio de Janeiro (RJ) desde a última segunda-feira (26/02) até o dia 10 deste mês para o segundo estágio de preparação do ano, no Centro de Treinamento do Time Brasil. 

A ideia é aproveitar a estrutura de ponta do local para aprimorar as séries e para que eles possam passar pelas avaliações periódicas que têm sido feitas pelas comissões técnicas.

“Temos aqui nesse camping a participação dos principais ginastas do País e será uma boa oportunidade para fazermos mais uma avaliação. O ginásio está muito mais aparelhado e cada vez melhor para os treinamentos”, resumiu o coordenador das Seleções de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Marcos Goto.

A rotina de treinos terá uma pausa na quinta (8) e sexta-feira (9), para duas importantes seletivas que irão envolver não somente os ginastas da categoria adulta, como também os jovens talentos da modalidade, proporcionando mais uma vez a troca de experiência. 

As duas avaliações serão feitas em formato de competição. Esta não é a primeira vez que elas são realizadas dessa forma. Segundo Marcos Goto, o sistema instituído neste ciclo olímpico visa cada vez mais deixar o processo de ingresso nas Seleções mais democrático e transparente. 

A primeira seletiva, com os atletas da elite, serve para que os escolhidos possam integrar a Seleção Brasileira. Além disso, os ginastas Arthur Zanetti, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt, Péricles da Silva e Luis Porto participarão da avaliação como preparação para o DTB Pokal, em Stuttgart, na Alemanha, em meados deste mês. Já a segunda seletiva, com ginastas juvenis, será para formar a equipe que irá representar o Brasil no Pan-Americano da categoria. 

Competições
Este ano o Brasil já soma a disputa de dois campeonatos internacionais. Na semana passada, Luis Porto, Gustavo Polato e Isabel Barbosa estiveram na etapa de Copa do Mundo de Melbourne, na Austrália. Isabel conquistou duas medalhas de prata, uma na trave e outra no solo. E, neste próximo sábado, Francisco Barretto Júnior e Fabiane Brito estarão na AT&T American Cup, uma das competições all around mais importantes do mundo, que conta com a presença de grandes nomes da modalidade.

Participantes do estágio de treinamento
Ginástica Artística Feminina – Isabel de Almeida Barbosa, Luisa Helena da Silva, Christal Silva e Bezerra, Flávia Lopes Saraiva, Jade Fernandes Barbosa, Thais Fidelis dos Santos, Luiza Trautwein Oliveira Domingues, Ana Luisa Lima e Carolyne Mercer Winche Pedro.

Ginástica Artística Masculina – Luis Guilherme Porto, Diogo Brajao Soares, Murilo Pontedura, Gustavo Polato, Péricles Fouro da Silva, Lucas Bitencourt, Arthur Zanetti, Francisco Barretto Júnior, Arthur Nory Mariano, Diego Hypolito e Caio Souza. 


Participantes da seletiva

Feminino Adulto – Anna Júlia Reis, Beatriz Lima, Millene Cruz, Vitória Custódio, Thayse dos Santos da Silva, Luisa Krichmayer, Lorena Antunes, Maria Júlia Marques, Milleny Esteves, Beatriz Simão, Isabelle Retamiro, Isabel Barbosa, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Thaís Fidelis, Luiza Trautwein e Carolyne Pedro. 


Feminino Juvenil – Camila Siqueira Almeida, Bianca Silva Tavares, Júlia Soares, Rafaela Severo Oliva, Ana Luiza Araújo Santos, Júlia Lopes Pereira, Júlia Moraes Godói, Camile Giovanini Fonseca, Christal Silva e Bezerra, Luisa Helena da Silva e Ana Luisa Lima. 

Masculino Adulto – Gabriel Barbosa Faria, Leonardo Matheus de Souza, Lucas Bitencourt, Renato Nascimento de Oliveira, Vinícius Cardoso Silveira, Johnny Oshiro, Marcus Paulo Oliveira da Silva, Vinícius Machado, Luis Guilherme Porto, Gustavo Polato, Péricles Fouro da Silva, Arthur Zanetti, Francisco Barretto Júnior e Diego Hypolito.

Masculino Juvenil – Lucas Eduardo Costa de Souza, Mateus Camilo Neves da Silva, André Lucas Fiorindo de Moraes, Diogo Giuseppe Speranza Paes, Bernardo Vargas Rodrigues, Rafael da Silva Salvador, Josué Soares Heliodoro, João Lucas Prunes Vieira, Tales da Silva Damásio, Júlio César Almeida Dionisio, Patrick Sampaio Barone, Rogério Pereira Borges, Diogo Brajão Soares e Murilo Pontedura.

Foto: Divulgação


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes