Presidente do COI visitará Coreia do Norte após jogos de PyeongChang

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, vai fazer uma visita histórica à Coreia do Norte. A viagem, apesar de não ter data definida, será feita após a conclusão dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, que terminam no dia 25 de fevereiro e se trata de um convite da Coreia do Norte, como parte de um acordo entre o COI e as duas Coreias.

"Todas as partes envolvidas receberam de bom grado esse convite para a Coreia do Norte. Estamos conversando sobre a melhor data para continuar o diálogo pelo lado esportivo. Vamos ver quando isso vai acontecer"  disse Bach, em entrevista à Reuters.

A relação entre as duas Coreias é conturbada desde a década de 1950, com o fim da Guerra da Coreia, que nunca teve um tratado de paz assinado. Na teoria, a Coreia do Norte e a do Sul continuam em guerra. Com a chegada dos Jogos de PyeongChang, o COI teve papel de mediador na viabilização da participação da Coreia do Norte na Olimpíada sediada pela vizinha.

"Nós podemos estabelecer os símbolos, podemos mostrar que vale a pena sentar junto, discutindo, negociando, e chegar a um bom resultado. Pelo nosso lado, pelo lado do esporte, esse diálogo vai continuar" garantiu Bach.


foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes