Últimas Notícias

Por conta de briga histórica por ilha, Japão faz protesto junto ao COI contra bandeira da Coreia unificada

Uma disputa histórica entre Japão e Coreia do Sul pode vetar a bandeira da Coreia unificada nos jogos de PyeongChang. Tudo por conta da aparição das Dodko, para os coreanos, ou ilhas Takeshima, para os japoneses, ou rochedos de Liancourt para o resto do mundo, na bandeira da coreia unificada. 


Administrada pelos sul-coreanos desde 1954, a ilha localizada no mar do Japão é alvo de uma disputa história entre Coreia do sul e Japão até os dias atuais, e ambos os países afirmam ter fortes laços históricos com o local.

localização dos rochedos de Liancourt, motivo da discórdia entre Japão e Coreia do Sul. 

"Esta bandeira é inaceitável e muito lamentável, tendo em vista a  posição do Japão sobre a soberania das ilhas de Takeshima. Em resposta a este caso, entregamos a posição do Japão e expressamos nosso forte protesto para o lado sul-coreano por via diplomática", disse o Chefe do Gabinete do Ministro japonês Yoshihide Suga. 

A bandeira da coreia unificada é uma bandeira não oficial usada para representar atletas da Coréia do Sul e Coréia do Norte como uma equipe em eventos esportivos.  Foi usado pela primeira vez quando os dois países competiram como uma equipe conjunta nos campeonatos mundiais de tênis de mesa no Japão e no Campeonato Mundial de Futebol Juvenil da FIFA em Portugal em 1991.

Até o momento, o COI não se pronunciou sobre o protesto japonês. 

fotos:wikipedia e Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar