Últimas Notícias

Membro do COI vê legado da Rio 2016 incompleto e cobra desmontagem das arenas temporárias

O Diretor Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a Olimpíada do Rio de Janeiro, Christophe Dubi surpreendeu pela franqueza ao avaliar o legado dos Jogos de 2016. Em PyeongChang, o dirigente disse que a herança olímpica brasileira está incompleta e criticou principalmente o fato de arenas planejadas para serem temporárias ainda estarem montadas no Parque Olímpico da Barra.

Este é o caso da Arena do Futuro, que recebeu jogos de handebol na Olimpíada e Goalball na Paralimpíada, e do Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, palco da natação e do polo aquático. De acordo com o planejamento da organização, ambas as estruturas deveriam ter sido desmontadas em 2017, mas seguem erguidas sofrendo deterioração.

"A situação é a mesma, que foi um legado muito bem planejado, mas que não se materializou completamente. Os Jogos foram desenhados com dois objetivos distintos. Um era o legado de funcionamento para a cidade, o que ocorreu e transformou a vida dos cariocas. (...) Mas o legado esportivo foi desenhado para que as instalações fossem usadas para o desenvolvimento de atletas e uso da comunidade, inclusive as temporárias, com a do handebol virando escolas e a piscina sendo desmontada. Elas precisam ser desmontadas. Até que isso seja feito há um problema de imagem, mas acredito que a cidade fará a coisa certa" disse Dubi, de acordo com o site “Inside the Games”.

A Arena do Futuro seria desmontada e transformada quatro escolas. Três na Zona Oeste - nos bairros de Camorim, Cidade de Deus, e Anil - e uma em São Cristóvão, na Zona Norte. Antes dos Jogos, a prefeitura dizia que o custo de desmontagem do material da arena foi descontado do valor da obra da instalação.

Quando a administração de Marcelo Crivella substituiu a de Eduardo Paes, no entanto, foi dito que este valor não estava previsto em orçamento e que a desmontagem não poderia ser feita no prazo. A operação deveria ter sido concluída no primeiro trimestre do ano passado.

A piscina onde Michael Phelps se despediu dos Jogos Olímpicos viraria dois parques aquáticos, um em Madureira, e outro em Campo Grande. O destino final, porém, será Salvador. A previsão é que o equipamento seja entregue à capital baiana até março deste ano.

Ao site GloboEsporte.com, a Prefeitura do Rio posicionou-se sobre a situação da Arena do Futuro e do Parque Aquático. Confira a nota:

"Sobre a Arena do Futuro, a Prefeitura do Rio ainda negocia com o Ministério dos Esportes a desmontagem do equipamento. As piscinas, ambas já foram desmontadas e estão sendo guardadas pelo Exército. Uma delas será remontada no Forte da Urca, para uso do alto rendimento."


foto: Renato Sette Camara/ prefeitura do rio de janeiro
Com informações de globesporte.com e inside the games

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar