IIHF quer manter time de hóquei feminino das Coreias unidas até os jogos de Pequim 2022

Em entrevista coletiva realizada em PyeongChang, o presidente da IIHF Rene Fasel se diz maravilhado com a participação da seleção da coreia unificada e disse que já se movimenta para que essa seleção continue a competir em mundiais e nos jogos de inverno de 2022.

No momento, já estamos pensando em tentar continuar. Então, agora temos que ir ao COI, e discutir isso com a Coréia do Norte. Penso que seria uma operação muito boa para fazê-lo até 2022 e, de alguma forma, ir às Olimpíadas de Pequim, continuar a manter a equipe de hóquei das mulheres da Coréia do Norte e da Coréia do Sul e ter essa equipe unificada como mensagem de paz. Deveríamos realmente continuar com isso ". Explicou

Embora a decisão de entrar em uma equipe coreana unificada em PyeongChang só foi ratificada no final de janeiro, foi o ápice de um esforço sério nos bastidores ao longo de vários anos. Para Fasel, isso envolveu duas viagens a Pyongyang para se encontrar com altos funcionários da Coréia do Norte e preparar uma estratégia para tornar a ideia viável diante de obstáculos políticos significativos. Também envolveu rasgar os próprios regulamentos do IIHF para permitir que uma dúzia de jogadores adicionais fossem adicionados à lista coreana, garantindo que os jogadores sul-coreanos não fossem demitidos abruptamente da equipe na véspera dos Jogos.

"Seria muito difícil dizer a cinco ou seis jogadores que não havia lugar para eles depois que eles se prepararam por quatro anos, de modo que, contra qualquer regra em nossa federação, adicionamos 12 jogadores adicionais para ter uma equipe mista", acrescentou Fasel. "Esta equipe foi tão importante para nós, como foi para a Coréia - para a Coréia do Sul e no Norte. Estamos muito satisfeitos com a forma como funcionou. "

A Seleção da coreia unificada terminou em último, com 2 gols marcados e 28 sofridos, mas fez história por ser a primeira seleção com integrantes das duas coreias desde 1991, quando as coreias se uniram para disputar o campeonato mundial de tênis de mesa daquele ano.


foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes