Últimas Notícias

Estreante em Tóquio 2020, Desafio de Gigantes de basquete 3x3 será disputado no domingo no Rio de Janeiro

Os confrontos das semifinais dos Gigantes do 3x3 serão disputados no próximo domingo (04.02), no Rio de Janeiro. O Desafio de basquete 3x3 vai ser disputado numa arena montada na Praça do Trem, ao lado do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão. As duas equipes do Brasil, uma que jogará de verde e outra de amarelo, se enfrentarão na primeira partida, às 9h. Logo após, Sérvia e Estados Unidos fazem o confronto que está sendo encarado como uma revanche do último Campeonato Mundial, com os sérvios levando a melhor na campanha que resultou no título do torneio. A grande final está marcada para 11 horas.

O basquete 3x3 é a versão do esporte que é disputada com três jogadores em cada time, em meia-quadra e é uma das novidades do programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. O "Gigantes do 3x3" conta com a chancela da Fiba e vai valer pontos para o ranking mundial, uma das formas de classificação para a Olimpíada de Tóquio 2020.

"Nosso primeiro jogo no Gigantes do 3x3 será contra a Sérvia, que nos eliminou do Mundial no último verão, na França. Os Estados Unidos vão em busca daquela doce palavra de sete letras no Rio", escreveu o jogador Dan Mavraides em seu perfil no Instagram, em clima de contagem regressiva com uma pitada de provocação.

Além de Mavraides, a equipe norte-americana será formada por Craig Moore, Damon Huffman e Zahir Carrington. O Team USA chega credenciado pela recente conquista do NBA 3x e por dois títulos nacionais, um em 2014 e outro em 2017.

Já a Sérvia, atual campeã mundial, contará no elenco com os três jogadores mais bem colocados do ranking mundial, com maior destaque para Dejan Majstorovic, Marko Savic e Dusan Bulut que nos últimos tempos têm se revezado no posto de número um do mundo. Além deles, completa a equipe Mark Zdero, atual número 11 do mundo.

O torneio oferece ao time vencedor uma premiação de 10 mil dólares, mas esta não é a única recompensa. O Gigantes dos 3x3 vale preciosos pontos para o ranking da Fiba, que é uma das formas de classificação olímpica da modalidade e é uma das novidades do programa dos Jogos de Tóquio 2020.
"Meu sonho sempre foi estar nos Jogos Olímpicos e ganhar uma medalha de ouro ao lado dos meus companheiros de equipe", disse Dejan Majstorovic. "É a terceira vez que vou jogar no Brasil. Espero um evento com muita torcida, uma grande disputa e que possamos vencer", completou.

As equipes brasileiras também estão definidas. O Brasil Verde terá Carlinhos "Soul" Silva Júnior, Diego Conceição, Marcellus Sarmento e Leandro "Discreto" Lima, que recentemente tornou-se o primeiro brasileiro a assinar um contrato profissional para jogar o 3x3 fora do país. O Brasil Amarelo será representado por Douglas Gouraskas, Diguinho Del'Arco, Alfredo Luiz Perandini e Luiz Felipe Soriani, jogador mais bem colocado do país no ranking mundial, na posição 61.

"O 'Gigantes do 3x3' será um grande evento que abrirá, de vez, as portas para a modalidade no país. O 3x3 pode ser decidido na última bola, no último segundo e a ajuda que vem de fora poder ser decisiva a nosso favor", disse Soriani.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar