Últimas Notícias

Após retorno da irmã à Coreia do Norte, Kim Jong-un agradece e elogia Coreia do Sul

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, se disse "impressionado" com a Coreia do Sul e a recepção amigável para os Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang. Para o ditador, é "importante continuar com o tom reconciliatório" entre as Coreias.

De acordo com a agência estatal KCNA, a recepção do Sul a seu chefe de Estado cerimonial e à irmã do líder foi positiva. O líder norte-coreano expressou seu "agradecimento" a Seul.

"Após ouvir o relatório da delegação, Kim Jong-un expressou sua satisfação quanto ao seu conteúdo e disse que o Sul, que reservou uma acolhida especial à delegação da Coreia do Norte, era muito impressionante", diz a agência.

Kim Yo-jong, que retornou no domingo à Coreia do Norte, se tornou a primeira representante da dinastia de Pyongyang a pisar no solo de seu grande rival desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. Este marco aconteceu na sexta-feira (9), horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

Por seu título, a irmã do dirigente norte-coreano chamou a atenção dos sul-coreanos e da imprensa estrangeira desde o momento em que apareceu, rodeada de seguranças, no aeroporto internacional de Incheon, na Coreia do Sul. Apertou a mão do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, apoiou com ele a equipe feminina unificada de hóquei e transmitiu um convite de seu irmão para participar de uma cúpula em Pyongyang.

Partidário declarado do diálogo, Moon foi alvo de críticas dos conservadores sul-coreanos que consideram que ele foi muito longe em seu objetivo de agradar o Norte.

No entanto, um dos aspectos mais célebres da visita da delegação norte-coreana foi o momento em que Kim Yo-jong e o ocupante do cargo de chefe de Estado na Coreia do Norte, Kim Yong-nam, se levantaram quando a bandeira sul-coreana foi içada no Estádio Olímpico de Pyeongchang.


foto: AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar