Últimas Notícias

Vice-presidente dos Estados Unidos deverá liderar delegação do país nos Jogos de PyeongChang

A Casa Branca já definiu quem irá liderar a delegação dos Estados Unidos na Corria do Sul para os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, que acontecerá em fevereiro. A função será desempenhada pelo vice-presidente do país, Mike Pence. De acordo com o Wall Street Journal, Pence poderá ser acompanhada pela primeira filha de Donald Trump, Ivanka Trump, na delegação, mas a sua presença ainda não foi confirmada. Karen Pence, segunda dama do país e casada com Mike, também estará na delegação norte-americana.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reivindicou recentemente créditos nas negociações entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul sobre a participação dos norte-coreanos em Pyeongchang 2018, deverá anunciar outros membros que viajarão para os Jogos em um futuro próximo. A viagem para a Coreia do Sul não faz parte da agenda de Trump e da Primeira Dama, Melania Trump. "Estamos finalizando a delegação e anunciaremos em breve", afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders. Sanders acrescentou que vários membros do gabinete presidencial e outros altos funcionários do país fariam parte da delegação nos Jogos, que acontecerá entre 9 a 25 de fevereiro.

Nem o presidente Barack Obama nem o vice-presidente Joe Biden estiveram presentes em Sochi 2014. A delegação norte-americana foi representada por funcionários de nível inferior, bem como os ex-atletas Billie Jean King e o medalhista olímpico na patinação artística Brian Boitano. Na ocasião acreditava-se que Obama estava enviando uma mensagem à Rússia sobre sua política de discriminação contra os homossexuais com a presença dos dois atletas na delegação nos Jogos, já que ambos são homossexuais.

Foi sugerido que o embaixador dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, que causou controvérsia quando afirmou que era uma "pergunta aberta" se o país competiria nos Jogos devido à participação da Coréia do Norte, não participe da delegação. Políticos como o senador Lindsey Graham alegaram que os Estados Unidos não deveriam participar se a Coréia do Norte confirmasse presença.

Quaisquer pedidos de boicote por parte dos Estados Unidos foram aparentemente anulados a partir do momento em que a Coréia do Sul e os Estados Unidos concordaram em interromper os exercícios militares conjuntos que estavam programados para acontecerem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos através de um telefonema entre Trump e o presidente sul-coreana, Moon Jae-in.


Pyeongchang 2018 recebeu um novo impulso na terça-feira depois que a Coréia do Norte confirmou que enviaria uma delegação de alto nível aos Jogos. A confirmação da participação norte-coreana veio depois que os dois países realizaram as primeiras conversações oficiais depois de mais de dois anos. Espera-se que a delegação norte-coreana inclua atletas, funcionários e apoiadores em sua delegação. Isso marca um grande avanço diplomático depois de meses de debates sobre um possível boicote da Coréia do Norte aos Jogos e preocupações sobre a segurança durante os Jogos.

Foto: AJ Master


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar