Últimas Notícias

Tochas olímpicas de inverno - Lillehammer 1994

Feita de madeira, cobre e alumínio, a tocha dos jogos de Lillehammer  Os pictogramas esportivos apareceram em parte no cobre, a tocha consistiu em uma longa alça de madeira e uma lâmina de metal, com 152 centímetros. 

A alça de madeira simbolizava o lado tradicional da Noruega; O alumínio polido da lâmina refletiu sua modernidade e tecnologia industrial. A forma alongada flexível e o comprimento considerável da tocha foram escolhidos com o objetivo de formar um conjunto harmonioso com a pessoa que o transportava.

Após a cerimônia de iluminação em Olympia em 16 de janeiro de 1994, a chama é transportada para várias cidades alemãs: Stuttgart, Ludwigsburg, Esslingen, Karlsruhe, Düsseldorf, Winterberg, Herne, Essen, Dortmund, Duisburg, Grefrath - pela primeira ve na história a tocha foi passada no ar, de um paraquedista para outro - e Hamburgo. Também vai para a Universidade de Colônia, onde um caldeirão é iluminado em homenagem a Carl Diem, o Secretário Geral do Comitê Organizador dos Jogos de 1936 e criado do revezamento da tocha. A jornada continua através de Copenhague, Helsinque, Estocolmo, Oslo e, finalmente, Lillehammer.

Um relevo "não olímpico" ocorreu durante 75 dias na Noruega. Quanto às edições em Oslo em 1952 e Squaw Valley em 1960, uma chama nórdica foi acesa em Morgedal, em 27 de novembro de 1993. A princesa Martha Louise foi a primeira condutora da tocha. De uma distância total de 12.000km, 8.000 pessoas participaram do revezamento. A chama foi transportada em avião por 4.000 km da distância restante, atravessar o mar e os fiordes, e chegar em particular ao arquipélago de Svalbard. 

Para concluir, a chama de Morgedal foi usada para acender o caldeirão dos Jogos de Inverno de 1952 em Oslo, montado na rua principal de Lillehammer, o Storgata, enquanto a chama olímpica acendia o caldeirão na Lysgårdsbakkene Ski Jumping Arena

Na cerimônia de abertura, Stein Gruben surpreendeu aqueles que olhavam saltando do salto de esqui enquanto seguravam a tocha. Ele tomou o lugar de Ole Gunnar Fidjestol, que se feriu durante os ensaios. No fim, quem acendeu a tocha foi o príncipe herdeiro Haakon Magnus.


foto: COI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar