Últimas Notícias

Thomaz Bellucci é pego em exame antidoping e pega cinco meses de suspensão

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci, 112º do ranking da ATP, afirmou por meio de nota que foi pego em um exame antidoping e recebeu cinco meses de suspensão. O paulista de 30 anos foi pego em julho de 2017, durante o torneio de Bastad, na Suécia, por uso da substância hidroclorotiazide, um diurético proibido por ser um agente mascarante. Como não atua desde agosto, quando entrou em suspensão provisória, ele estará livre para voltar às quadras no início de fevereiro. 

"Jamais tomei algum tipo de suplemento ou qualquer outra substância que fosse me favorecer ou que fosse infringir as regras do fair-play do esporte. Nunca poderia imaginar que um multivitamínico feito por uma farmácia de manipulação pudesse sofrer contaminação cruzada em doses mínimas" Afirmou Bellucci em nota

O brasileiro alegou em sua defesa que houve contaminação por conta da farmácia de um suplemento polivitaminico que costuma consumir regularmente. A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) vai formalizar a suspensão de Bellucci na sexta-feira, em documento oficial. A defesa do tenista durante o processo sigiloso foi feita pelo advogado Pedro Fida, o mesmo do caso de doping do atacante peruano Paolo Guerrero, do Flamengo.

"Após longa análise dos fatos pela ITF (Federação Internacional de Tênis), a entidade optou por uma pena branda, de cinco meses, o mínimo possível em um caso desses, que poderia ser de até quatro anos, tendo levado em consideração a diligência e a reputação do Thomaz, bem como todas as provas médicas e científicas apresentadas, somadas ao consumo não intencional da substância e à ausência de melhora da performance. A ITF advertiu Thomaz com essa baixa sanção pois entendeu que ele deveria ter checado a procedência do multivitamínico, verificado se a farmácia de manipulação cumpria com as normas regulatórias e se era confiável" explicou Pedro Fida ao site globoesporte.com.

A suspensão de Bellucci é válida até 31 de janeiro e, por este motivo, o jogador fica fora dos torneios na Oceania, como o Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. Em fevereiro, quando estará livre para atuar, ele deve disputar a gira da América do Sul, iniciando no ATP de Quito, no dia 5 de fevereiro, além do Rio Open, entre 19 e 25 de fevereiro, e o Brasil Open, na semana seguinte.

Nos últimos meses, enquanto corria sua defesa em seu caso de doping, Thomaz Bellucci ficou sem atuar sob a alegação que estaria com uma lesão no tendão de Aquiles. Fora das quadras, o paulista perdeu o posto de melhor brasileiro ranqueado na ATP para Rogério Dutra Silva, hoje 101º do ranking mundial.

foto: Marcelo Zambrana/DGW Comunicação
Com informações de globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar