Últimas Notícias

Surto História: Yvonne de Ligne, a patinadora assassina


Yvonne de Ligne (BEL), nascida em 19 de dezembro de 1907 como Yvonne Geurts, foi uma patinadora de técnica mediana. Disputou duas edições de Jogos Olímpicos de Inverno.

Em Lake Placid 1932, alcançou a sua melhor posição, um 6º lugar e em Garmisch Partenkirchen (GER), terminou em uma modesta 18ª posição.

Entretanto, a história de Ligne bem mais marcante fora dos ringues de patinação. Em 1933, ela se casou com o patinador de velocidade, Charles de Ligne (BEL), que disputou os Jogos de 1936, ficando em 28º lugar e último lugar nos 10.000 metros, sendo bem mais lento que os demais.

Mas além de atleta, Charles era um homem de negócios bem sucedido e oficial condecorado, pois esteve na 1ª guerra mundial.

Mas o casamento dos dois era infeliz, mas mesmo assim, perdurou por anos. Durante a II Guerra Mundial, já aposentados da vida esportiva,  Yvonne se apaixonou por Jacob Harthog (NED), que também era atleta da patinação artística, que estava morando na Antuérpia (BEL) naquela época.

Enquanto Charles  fazia parte do movimento subterrâneo belga que resgatava pilotos aliados abatidos, Yvonne e Jacob se encontravam às escondidas.

Após flagrar Yvonne e Harthog na casa que servia de refúgio para o casal de Ligne se esconder, Charles expulsou o holandês, e claro, a patinadora não gostou nada do que aconteceu e totalmente apaixonada por Jacob, procurou se vingar do esposo.

Então, em Novembro de 1944, ela levou Charles para a casa de campo deles. Armand Michiels, após ser convencido por Yvonne que Charles era um traidor da pátria e ajudava a Gestapo, polícia secreta nazista, também foi para o local, convidado por Yvonne, e lá o matou com cinco disparos de uma arma alemã, para fazer parecer que ele teria sido morto pela mesma Gestapo que Charles supostamente ajudava, já que a própria polícia nazista suspeitava das ações de Ligne ajudando os aliados. 

Na primavera de 1945, Yvonne estava feliz, namorando com Jacob Hartog. A polícia, já suspeitando,  invadiu seus quartos e encontrou um pacote de cartas de amor para Hartog de Yvonne, com datas prejudiciais e outras evidências de seu adultério. E depois, Michiels foi encontrado e confessou o assassinato.



Michiels foi condenado a um período de quinze anos na prisão. Conforme observado no recorte de 1 de abril de 1946 do The Milwaukee Journal acima, Yvonne, o cérebro real por trás do assassinato de sangue frio, escapou da pena de morte.

Em vez disso, ela foi condenada à prisão perpétua. Por seu conhecimento do assassinato, Hartog foi condenado a um mandato de três anos, mas foi liberado após um ano devido a tuberculose avançada e morreu pouco depois. Seis anos após a prisão de Ligne, ela também foi libertada e morreu de tuberculose em 1952.

Fonte: Olympstats.com
Foto: Skating magazine

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar