Últimas Notícias

Surto História - O interminável Noriaki Kasai

Em um país com tradição no salto em esqui, Noriaki Kasai foi prodígio. Estreou em uma etapa de Copa do mundo em 1988, aos dezesseis anos. e rapidamente, Kasai  se mostrou com um talento nato para saltar e com 20 anos, já era um dos melhores do mundo. Foi para os jogos de Albertville em 1992 correndo por fora na disputa da medalha. Mas ele acabou sentindo o peso da estreia ficando em vigésimo sexto na descida longa - sua especialidade -e  trigésimo primeiro na descida normal. De consolo, Kasai conquistou o título mundial no mesmo ano, o único da carreira.

Em Lillehammer, Kasai mostrou atuações melhores, ficando em quinto na descida normal, décimo quarto na longa e prata na competição por equipes, a primeira medalha da carreira, que deu motivação para Kasai buscar mais outra medalha, em casa, nos Jogos de Nagano em 1998. Mas após os jogos, ele quebrou o ombro em uma queda e ficou mais de um ano fora das competições, voltando em 1996.

A contusão trouxe problemas para Kasai, que demorou a ganhar confiança para os grandes saltos, mas ele se esforçou para estar presente nos jogos de Nagano, diante do público japonês. Kasai só conseguiu a vaga olímpica na descida normal e terminou em sétimo lugar, mas ficou de fora da equipe japonesa que conquistou o ouro. Em 1999, Kasai se mostrou totalmente recuperado e faturou o tradicional campeonato nórdico, mantendo a esperança da medalha individual para 2002.

Mas outra vez Kasai não fez uma boa olimpíada e em nenhuma final ele chegou em Salt Lake City. Parecia ser o fim de uma carreira que prometia. Para atletas normais, seria desse jeito. Mas não para Kasai, que continuou disputando etapas de Copa do mundo até os jogos de Turim, onde ele fez o melhor tempo da classificação das duas descidas, mas terminou terminou longe das medalhas, mais uma vez.

Em Vancouver, Kasai vai para sua sexta olimpíada, não desistindo do sonho da medalha individual. Mas a história se repete, melhor resultado, um oitavo lugar na descida longa. E quando você acha que Kasai desistiu, ele continua firme em mais um ciclo e saltando muito bem

Tanto é que em Sochi, finalmente Kasai não precisou passar pela qualificação e foi direto para a fase decisiva. Ventos instáveis  na hora da final da descida longa acabaram derrubando diversos favoritos, mas Kasai se valeu de toda sua experiência para fazer dois ótimos saltos, e foi superado apenas por Kamil Stoch (POL), conseguindo, vinte anos depois de sua primeira medalha olímpica, outra prata, agora no individual. Kasai ainda seria bronze por equipes, se tornando o mais velho a conquistar uma medalha olímpica de inverno, com 41 anos e 256 dias.

Kasai é o maior quebrador de recordes de longevidade no esqui, com 29 recordes quebrados. Ele já entrou para o Guiness book por ser o esquiador mais longevo da história de todas as copas do mundo de esqui, com 532 participações em etapas - até o momento que esse post foi feito. Kasai é o recordista em participações olímpicas de inverno - sete - e está em busca de sua oitava participação olímpica, em inacreditáveis 29 temporadas como profissional. boa parte de seus adversários nem era nascido quando ele começou no salto com esqui!


Interminável, Kasai já avisou, que quer continuar saltando até os 50 anos, o que deixaria o japonês com incríveis 10 participações olímpicas! Para Kasai, tudo é possível.


foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar