Últimas Notícias

Surto História: Hanni Wenzel, a maior atleta de Liechtenstein

Hannelore 'Hanni' Wenzel ia para sua primeira olimpíada de inverno carregando a bandeira do minúsculo Liechtestein. Nascida na Alemanha, mas vivendo desde um ano de idade no principado, Hanni tinha orgulho de ser representante do país nos jogos, naturalização essa que só veio aos 16 anos, quando tinha começado a competir profissionalmente.



Especialista em slalom e com bons resultados na modalidade, ela conseguiu o bronze, fazendo história com a primeira medalha olímpica de Liechtestein, seja de verão ou inverno.  

No entanto, o auge de sua carreira veio em 1980, quando Wenzel dominou os eventos técnicos na Olimpíada de Inverno em Lake Placid (USA), ganhando o ouro no Slalom e o Slalom gigante e prata no downhill. Ela também conquistou o Crystal Globe no final da temporada, graças as suas 9 vitórias na Copa do Mundo de 1980. A história foi feita em 12 de março daquele ano mágico na pista austríaca de Saalbach, onde Hanni e seu irmão Andreas Wenzel asseguraram o título do torneio. Sua atuação tão dominante a fez ganhar o prêmio 'esqui de ouro' dado ao melhor esquiador do ano.

Hanni Wenzel havia atingido o auge de sua carreira, mas infelizmente uma lesão obrigou-a a perder vários eventos em 1981 e 1982. Isso acabou com a série de vitórias de Wenzel, e no seu retorno em 1983, terminou em segundo na classificação geral atrás da norte-americana Tamara McKinney. No ano seguinte, ela parecia perto de conquistar seu terceiro título na Copa do Mundo, mas na última corrida, ela perdeu para a suíça Erika Hess. Também em 1984, Hanni venceu pela primeira vez uma prova de Downhill, arrebatando o sucesso em Badgastein (GDA).

Wenzel não pode disputar os jogos de Sarajevo, por ter um contrato de patrocínio, o que tirou sua condição de amadora. Ela fez última corrida em 21 de março de 1984 em Zwiesel, também na Alemanha Ocidental. Ali ela encerrou uma carreira impressionante aos 27 anos, com 33 vitórias, duas Copas do Mundo, dois títulos mundiais, de dois ouros olímpicos (sendo quatro medalhas no total), além de várias outras medalhas em Campeonatos Mundiais.

Ela está atrás apenas de Vreni Schneider e Katja Seizinger como a mais bem sucedida esquiadora em Jogos Olímpicos de todos as atletas do sexo feminino. Hanni Wenzel se casou com o ex-esquiador austríaco Harti Weirather, o Campeão do Mundo no downhill em 1982. Sua filha, Tina Wenzel seguiu os passos de seus pais, ganhando duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Juniores em 2006 e 2007. Em 2004, Hanni recebeu do principado de Liechtenstein a maior honraria concedida para um esportista, a folha de louro de ouro, pelos serviços prestados no esporte do país.



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar