Últimas Notícias

Senador norte-americano sugere que país abandone Olimpíadas de PyeongChang 2018 caso a Coreia do Norte participe

Um senador dos Estados Unidos sugeriu que o país deveria abandonar as Olimpíadas de PyeongChang 2018 caso a Coreia do Norte participe dos Jogos. O senador republicano Lindsey Graham utilizou de suas redes sociais para expor seu desejo após os líderes sul e norte-coreanos acenarem um possível acordo para a participação da Coreia do Norte no evento.

Graham se opôs ao envolvimento norte-coreano nos jogos alegando que uma participação da equipe do país em PyeongChang daria legitimidade ao líder norte-coreano Kim Jong-un e sua política armamentista. "Permitir que a Coréia do Norte de Kim Jong-Un participe das Olimpíadas de Inverno daria legitimidade ao regime mais ilegítimo do planeta. Estou confiante de que a Coréia do Sul vai rejeitar essa absurda insinuação e acredito plenamente que, se a Coréia do Norte vai às Olimpíadas de Inverno, nós não", escreveu o senador.

O líder norte-coreano anunciou no dia 1 de janeiro durante seu discurso de Ano Novo que seu país estaria disposto a participar dos Jogos que acontecerão no próximo mês. Kim afirmou que a Coréia do Norte planeja iniciar conversas com seus vizinhos em Seul em breve para negociar a participação de sua equipe no evento. Na terça-feira, 2 de janeiro, durante uma conferência de imprensa, o ministro da Unificação da Coréia do Sul, Cho Myoung-Gyon, propôs que as negociações ocorram no dia 9 de janeiro.

Uma linha de comunicação entre a Coreia do Norte e a Coréia do Sul foi reaberta hoje após dois anos de paralisada. Isso aumenta a perspectiva para que atletas norte-coreanos possam aparecer nos Jogos, um objetivo de Pyeongchang 2018 e do governo sul-coreano.

As conversações entre as duas Coreias podem acontecer em Panmunjeom, que está localizada na zona desmilitarizada entre os dois países e também é conhecida como Área de Segurança Conjunta. O local foi utilizado anteriormente pelos dois países para assinarem o Acordo de Armistício das Coreias, em 1953, o que acarretou em uma pausa na guerra entre os países.

A dupla de patinação artística Ryom Tae-Ok e Kim Ju-Sik são os únicos atletas da Coréia do Norte a se classificarem até o momento para Pyeongchang 2018. No entanto, eles perderam o prazo de inscrição para os jogos no mês passado. Agora os dois dependerão de um convite do COI para participarem das disputas na coreia do Sul. Ainda é possível que outros atletas do país também recebam convites em outros esportes.

Apesar dos pedidos do senador norte-americano, é improvável que os Estados Unidos optem por não competir na Coreia do Sul caso o Norte resolva competir também. Graham já havia pedido também anteriormente para que os Estados Unidos deveriam boicotassem as Olimpíadas de Inverno de Sochi em 2014, caso a Rússia não deportasse o denunciante Edward Snowden.


As Olimpíadas de Inverno serão realizadas entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

Foto: Darren McCollester/Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar