Primeiro-ministro japonês deve participar da cerimônia de abertura das Olimpíadas de PyeongChang

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, planeja integrar a comitiva do país que participará da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pyeongchang, no próximo mês. Falando aos repórteres em Tóquio na quarta-feira, 24 de janeiro, Abe disse que iria participar da cerimônia que acontecerá no dia 9 de fevereiro e expressou a esperança de realizar uma reunião de cúpula com o presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in.

Havia especulações de que Abe não comparecer ao evento em desagravo ao acordo de 2015 sobre a chamada questão do conforto da mulher entre o Japão e a Coréia do Sul. No acordo de 2015, o Japão e a Coréia do Sul concordaram que Tóquio pagaria 9 milhões de dólares para apoiar as vítimas sobreviventes da Coréia do Sul, e ambos os lados se comprometeram em evitar ações que antagonizariam o outro.

O governo sul-coreano no início deste mês concluiu que o acordo era falho, e que não foram feitos esforços suficientes para chegar ao conforto das mulheres antes de negociar o acordo vigente.  

A decisão de Abe em participar chegou no mesmo dia em que o Japão realizou uma cerimônia de despedida para a sua delegação de 153 atletas e oficiais que participarão nos Jogos Pyeongchang.

Foto: AP Photo/Eugene Hoshiko


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes