Últimas Notícias

Presidente da federação japonesa de canoagem pede desculpas por incidente de canoísta contaminando bebida de rival

O chefe da Federação Japonesa de Canoagem pediu desculpas à agência de esportes japonesa na quinta-feira(10) pelo escândalo de canoísta japonês que colocou esteroides anabolizantes em bebida de rival, que lançou um foco global indesejável ao esporte japonês.


A federação é "verdadeiramente pesarosa por ter causado tais problemas", disse o presidente da JCF, Shoken Narita, referindo-se ao incidente no qual o Yasuhiro Suzuki levou seu companheiro de equipe Seiji Komatsu a falhar um teste de doping, contaminando sua bebida com esteroides.

O episódio, que ocorreu nos campeonatos japonês de canoagem em setembro, atraiu atenção internacional depois que as notícias foram divulgadas essa semana, envergonhando a preparação esportiva japonesa na preparação para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

A agência de esportes está buscando enfrentar o incidente com a esperança de evitar que tais atos se repitam em canoagem e outros esportes. "É muito triste que tal coisa tenha ocorrido para danificar o modo como as pessoas vêem esportes em um momento em que os esportes são um foco de atenção no Japão", disse o vice-diretor da Agência, Yuzuru Imasato.

Durante uma investigação da federação, Suzuki, de 32 anos, admitiu ter posto o esteroide anabolizante de metanianona na garrafa de Komatsu no campeonato nacional para impedir que ele se qualificasse para a equipe olímpica. A federação revelou quarta-feira à noite que Suzuki também admitiu que roubou o remo de Komatsu e a escondeu em um campo de treinamento na prefeitura de Fukushima.

A federação disse quinta-feira que está implementando um sistema de aconselhamento para atletas para ajudá-los a lidar com as pressões psicológicas da competição de alto nível. "Queremos criar rapidamente um sistema que permita aos atletas descarregarem todo seu estresse e grande pressão e expressar seus problemas para alguém de confiança", disse o diretor-gerente da federação, Toshihiko Furuya.

A Agência Antidopagem do Japão disse na terça-feira que suspendeu a Suzuki por oito anos durante o aumento de bebidas, enquanto a federação de canoa disse que procuraria bani-lo eternamente do esporte.

O incidente é o primeiro caso japonês na história de um atleta que falha em um teste de doping devido a que alguém deliberadamente lhes deu uma substância proibida sem o conhecimento, de acordo com a JADA.

Em um comunicado divulgado quarta-feira por meio de seu advogado, Suzuki disse que assumiu "total responsabilidade" e pediu desculpas "pela traição ao esporte".


foto: Japan times

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar