Médicos que ajudaram marchador Alex Schwazer a esconder doping são presos na Itália

Os médicos da Federação Italiana de Atletismo (FIDAL) que ajudaram o campeão olímpico de Pequim 2008 na marcha atlética, Alex Schwazer, a evitar ser pego no antidoping pelo uso de substâncias para melhorar a performance esportiva foram sentenciados a dois anos de prisão. Pierluigi Fiorella e Giuseppe Fischeto foram considerados culpados pelo Tribunal de Bozano, na Itália. Os dois médicos foram ainda multados em €10,000.

Rita Bottiglieri, ex-diretor técnico da entidade, também ficará preso, mas por apenas nove meses e  também recebeu uma multa, só que de €4,000.

Fiorella, Fischetto e Bottiglieri foram todos considerados culpados de serem cúmplices de Schwazer. Eles sabiam que o atleta fazia uso de substâncias ilegais antes de Londres 2012, mas ficaram quietos e não o denunciaram. Todas as três punições foram maiores do que o promotor italiano Giancarlo Bramante tinha solicitado.

"A decisão confirma que Alex Schwazer disse a verdade aos juízes, o que é uma importante confirmação para nós" disse o advogador de defesa Gerhard Brandstaetter após a leitura dos veredictos.

Schwazer, campeão olímpico dos 50km da marcha atlética em Pequim 2008, retornou às competições em maio de 2016 após uma suspensão por testar positivo para eritropoietina perto de Londres 2012.

Ele ficou três anos sem competir, mas voltou vencendo a prova na Taça do Mundo de Marcha Atlética, realizada em maio em Roma, sua cidade natal. Depois de seu retorno, contudo, a análise de um teste de urina feito no dia 1 de janeiro daquele ano constatou o uso de um esteróide.

Todos os testes conduzidos no marchador em 2016 deram negativo. Ele alegou que o teste que deu positivo foi armado para desacreditá-lo. Scwhazer recebeu uma sentença de oito anos contra a qual ainda está apelando. Bronze olímpico na patinação artística, Carolina Kostner recebeu uma suspensão de 21 meses em 2015 por ajudar Schwazer, seu ex-namorado, a encobrir o doping pré-Londres 2012.


foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes