Últimas Notícias

Lydia Valentín recebe medalha de prata de Pequim 2008 e afirma que exigirá premiações que deixou de ganhar na época das Olimpíadas

Finalmente a levantadora de peso espanhola Lydia Valentín pode receber sua medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Pequim, quase 10 anos depois do fim do evento. Lydia havia ficado em quinto lugar na classificação final, mas devido às suspensões das atletas à sua frente que foram pegas no doping nas reanálises do COI, acabou herdando a medalha de prata. O mesmo aconteceu em Londres 2012, mas a medalha conquistada foi ainda melhor. De quarta colocada, Lydia acabou se tornando campeã, com a desclassificação das três atletas que haviam ficado à sua frente. De posse da medalha de prata, Lydia afirmou na Espanha que se sente a legítima vice-campeã olímpica e que exigirá todas as premiações a que tem direito por sua medalha de Pequim.

Com a medalha no seu pescoço, Lydia Valentín concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira. A atual campeã mundial queria agradecer a todas as pessoas e organizações que participaram do longo processo que concluiu com a cerimônia de entrega da medalha na mesma manhã, especialmente o presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco. A atleta admitiu que "não é a mesma coisa" receber a medalha depois das Olimpíadas e em um pódio olímpico, mas ela afirmou ter ficado muito feliz com a cerimônia. "Foi bonito e pude apreciá-la com minha família e as pessoas que amo, então estou muito feliz", admitiu.

A levantadora de peso receberá em breve 48.000 euros que lhe correspondem como prêmio pela medalha de prata de Pequim e também 95.000 pelo ouro de Londres 2012, que deverá receber em breve. Isso foi confirmado na segunda-feira por José Ramón Lete, presidente do Conselho Superior do Desporto (CSD). Mas ela também quer a quantidade de bolsas que teria direito à época e acabou perdendo. "Me parece de má educação falar de dinheiro em um ato como este, mas me sinto vice-campeã olímpica e quero tudo o que me corresponde, nem mais e nem menos”, afirmou.


Lydia Valentín se mostrou favorável a exigir que os desportistas dopados devolvam também as premiações em dinheiro ligadas às medalhas que haviam conquistado, para que os verdadeiros medalhistas, e que, como ela, foram vítimas do doping, possam ser ressarcidos.

Foto: Álvaro García


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar