IHF suspende Federação Pan-Americana e Handebol do Brasil está ameaçado de ficar de fora de Jogos Olímpicos e Mundiais

O Handebol do Brasil está sob ameaça de não poder disputar os Mundiais e os Jogos Olímpicos após a suspensão da Federação Pan-Americana da modalidade (PATHF), imposta no último domingo (14) pela Federação Mundial de Handebol (IHF).

A decisão faz parte da tentativa do presidente da IHF, Hassan Moustafa, de dividir a PATHF em duas federações: uma com a América do Norte e Caribe e outra com as Américas do Sul e Central.

Moustafa levou a votação no último dia 14 em Zagreb (CRO), com 102 votos a favor da mudança, 26 contra e 40 abstenções. De acordo com a PATHF, não foram conseguidos os 2/3 de votos necessários para que a divisão fosse efetivada.

Antes da votação, a PATHF havia peticionado em dezembro  junto a Comissão de Arbitragem da IHF contra a divisão, mas a comissão não se manifestou dentro do prazo.

Além da divisão, as seleções do continente foram proibidas de disputar campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. Segundo a PATHF, a medida foi tomada motivada pelo não convite a Moustafa para participar de uma assembleia extraordinária realizada em Bogotá (COL) em outubro de 2017.

A próxima disputa de seleções de Handebol é o Mundial masculino de 2019, que acontecerá na Alemanha e na Dinamarca.

Foto: J.Crosnier





Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes