Últimas Notícias

IAAF libera 18 atletas russos para disputarem competições internacionais de atletismo como neutros

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou que18 atletas russos cumpriram os critérios de elegibilidade para participarem de competições internacionais como atletas neutros em 2018. 88 atletas russos solicitaram o status de Atleta Neutro Autorizado (ANA) até o prazo de 31 de dezembro, após a suspensão da Federação Russa de Atletismo (RusAF) ter sido mantida pela IAAF em novembro. 

O Conselho de Revisão de Doping da IAAF, composto por Robert Hersh, Sylvia Barlaq e Antti Pihlakoski, aceitaram os pedidos dos arremessadores de disco Viktor Butenko e Yuliya Malteseva, assim como os arremessadores de martelo Danila Danilov, Sofiya palkina e Aleksei Sokyrskii.

Os triplistas Alexey Fedorov, Viktoriya Prokopenko e Irina Gumenyuk também foram liberados, bem como os atletas do salto com vara Lutkovskaya Alyona, Ilya Mudrov, Olga Sidorova Mullina e Anzhelika e os saltadores em altura Maria Lasitskene e Danil Lysenko. Os velocistas Vyacheslav Kolesnichenko, Alaina Mamina e Polina Miller, e o arremessador de peso Alexander Lesnoy, completaram a lista.

Todos os 18 atletas também receberam o status da ANA em 2017, mas a entidade não deixou claro se os outros 70 pedidos foram processados pelo Conselho de Revisão de Doping da IAAF.

A RusAF havia dito recentemente, em 23 de janeiro, que seus atletas ainda não teriam sido atualizados pela IAAF sobre seus pedidos. Na decisão desta quinta-feira, o presidente da IAAF, Sebastian Coe, indicou que o processo ainda não estava concluído. "Ao longo deste processo, continuamos a apoiar as aspirações de todos os atletas limpos de participarem de nossas principais competições. Com o acesso a novas informações da Agência Mundial Antidopagem (WADA) no final do ano passado, o Conselho de Revisão de Doping está avaliando todos os aplicativos contra essas informações, bem como as informações existentes. É um processo complexo e demorado e, mais uma vez, agradeço a Conselho e a Unidade de Integridade do Atletismo por sua dedicação e diligência na tarefa", afirmou Coe.


A RusAF está suspensa pela IAAF desde novembro de 2015, depois que a Comissão da WADA descobriu delitos de doping generalizados patrocinado pelo governo russo. O país competiu sob a bandeira neutra no Campeonato Mundial do ano passado em Londres. O Campeonato Mundial Indoor deste ano será realizado na cidade inglesa de Birmingham entre os dias 2 e 4 de março.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar