Holandês medalhista olímpico no BMX acorda do coma após sofrer grave acidente durante um treinamento

O medalhista olímpico holandês do BMX, Jelle van Gorkom, acordou do coma que foi induzido após sofrer um acidente no início deste mês em Papendal, Arnhem, no Centro Nacional de Desportos, durante um treinamento. Apesar de ter saído do coma, a condição de Gorkom ainda é vulnerável.

Medalhista de prata na Rio 2016, o ciclista quebrou costelas, teve uma fratura no rosto e uma lesão no crânio, juntamente com danos ao fígado, baço e rins, durante o acidente em 9 de janeiro. O jovem atleta de 27 anos parou de receber medicação para mantê-lo em coma no dia 13 de janeiro e acordou no dia 23 de janeiro.

A Federação Holandesa de Ciclismo emitiu um comunicado no qual atualizou o estado de saúde do ciclista. “Jelle van Gorkom está mostrando um bom progresso e agora está fora de um perigo agudo. Despertou de seu coma, embora ele ainda não esteja totalmente consciente e permaneça vulnerável. Van Gorkom responde aos estímulos, faz contato e mostra reconhecimento. Isso se desenvolve muito devagar e custa muita energia a Jelle. É um primeiro passo importante, mas os médicos não farão uma declaração sobre as consequências neurológicas do acidente. É claro que Gorkom terá um longo período de reabilitação, sem garantias de recuperação completa", afirmou a entidade.

Esta foi a segunda vez que o medalhista de prata do Campeonato Mundial de 2015 esteve em coma após um acidente. Em 2012 ele sofreu uma grande queda e passou pela mesma situação. Na ocasião, Gorkomi perfurou um pulmão, teve costelas quebradas e sofreu uma concussão. Este acidente forçou o atleta a perder a maior parte dos preparativos para as Olimpíadas de Londres 2012.

Foto: Getty Images


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes