Últimas Notícias

Ginástica Artística começa preparação para 2018 no Centro de Treinamento do Time Brasil

O ano vai começar com força total para a ginástica artística brasileira. Já no dia 14 deste mês até o dia 27, 40 atletas se apresentam no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), para o primeiro estágio de preparação de 2018, dando continuidade ao trabalho feito para o ciclo olímpico 2020. Em uma ação de parceria entre o Comitê Olímpíco do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), além dos treinos habituais, os participantes passarão por uma série de avaliações, que têm o objetivo de fazer um mapeamento de cada atleta para que assim, o trabalho possa ser mais personalizado e levar em conta as particularidades de cada um na busca de um melhor desempenho.

"A comissão técnica pretende identificar os atletas em nível de performance para as competições, planificar as metas individuais e estabelecer a padronização do treinamento", adiantou o coordenador das Seleções de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica, Marcos Goto.

Durante o período, serão feitos distintos tipos de avaliações para se chegar aos objetivos, como análises médicas, de composição corporal, análise física específica, avaliação técnica e isocinético. Toda a programação será acompanhada pelo corpo técnico composto por nove treinadores da ginástica artística masculina e seis da feminina, sob a coordenação de Marcos Goto, com os técnicos responsáveis Irina Ilyashenko, Francisco Porath e Cristiano Albino, e por profissionais especializados em cada área.

De acordo com Goto, foram estabelecidas cinco metas como base. "Queremos definir as estratégias para a participação em competições em 2018, distribuir os atletas no primeiro semestre, baseado no nível de performance, fazer reuniões de planejamento para orientar e propor as metas individuais, elaborar um plano de intervenções das equipes interdisciplinares de longo e curto prazo, para que possam impactar positivamente no desempenho dos atletas e desenvolver o trabalho coreográfico, no caso da GAF", explicou o coordenador.

Outros objetivos fazem parte do programa, como criar um plano de apoio para os atletas, identificando o nível de treinabilidade de cada um, prestar as melhores práticas médicas e aconselhamento científico às equipes técnicas, dando orientação de forma continuada, integrar as metodologias e técnicas científicas e médicas a um programa bem estruturado de treinamento e competição, recomendar e selecionar tecnologias de desempenho destinadas a maximizar performance, definir uma estratégia de prestação de serviços à modalidade durante o ciclo, orientar e propor intervenções de longo e curto prazo que possam impactar positivamente no desempenho dos atletas e estratificar parâmetros para a base da Ginástica Artística nacional.

Participam do estágio de treinamento os seguntes atletas:

Ginástica Artística Feminina - Thais Fidelis dos Santos, Fabiane Valentim de Brito, Luiza Trautwein Oliveira Domingues, Anna Julia Reis, Ana Luisa Lima, Carolyne Pedro, Christal Silva e Bezerra, Isabel de Almeida Barbosa, Jackeline Soares Gomes da Silva, Flávia Lopes Saraiva, Lorrane Oliveira dos Santos, Luisa de Carvalho Kirshmayer, Jade Fernandes Barbosa, Milenny Esteves de Souza, Daniele Mathias Hypolito, Laura Rocha Leonardo, Júlia Moraes Godoy, Amanda Paulino de Lima, Maria Luiza Arantes França e Luisa Helena da Silva.

Treinadores - Felipe Nayme, Clayton Xavier, Roger Medina, Danilo Bornea, Beatriz Fragoso e Angelo Sabino.

Ginástica Artística Masculina - Patrick Sampaio Barone, Francisco Barretto Júnior, Gustavo Gonçalves Polato, Péricles Fouro da Silva, Rafael Salvador, Luís Guilherme Porto, Rankiel Santos Neves, Leonardo Matheus de Souza, Gabriel Faria Barbosa, Lucas Eduardo Costa de Souza, Diogo Brajão Soares, Caio Campos Souza, Diego Mathias Hypolito, Lucas de Souza Bittencourt, Murilo Miguel Pontedura, Arthur Zanetti, Hudson Miguel, Arthur de Freitas Costa, Vinícius Machado e Tomas Rodrigues Florêncio.

Treinadores - Ricardo Yokoyama, Hilton Dicheli, Caio Guilherme, Daniel Biscalchin, Antônio Lameira, Robson Caballero, Hugo Lopes, Pietro Ledomado e Carlos Bezerra.


Fonte: COB
Foto: Daniel Varsano/Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar