Últimas Notícias

Estados Unidos e Coreia do Sul adiam exercícios militares que estavam programados para acontecerem durantes os Jogos de PyeongChang 2018

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul interromperão os exercícios militares realizados pelos dois países conjuntamente durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de PyeongChang 2018, em fevereiro. Durante uma conversa telefônica, os presidentes dos dois países, Moon Jae-in, da Coreia do Sul, e Donald Trump, dos Estados Unidos concordaram em interromper as atividades que tradicionalmente ocorrem neste período do ano.

A conversa dos dois presidentes aconteceu momentos depois que uma linha de comunicação entre a Coria do Sul e a Coreia do Norte foi reaberta, segundo a agência de notícias Yonhap News. Os dois países não realizavam negociações oficiais de alto nível desde dezembro de 2015 após a crescente tensão na região. A situação na região estava levando temores em relação à segurança dos Jogos Olímpicos Paralímpicos de Inverno.

As relações entre os dois países parecem ter sido facilitadas nos últimos dias após o discurso do de Ano Novo de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, onde ele afirmou que esperava ver os seus atletas competindo em Pyeongchang 2018. Kim afirmou que a Coréia do Norte planeja abrir conversas com seus vizinhos em Seul em breve para negociar a participação da equipe nos Jogos.
Enquanto Kim admitia que o país poderia disputar as Olimpíadas de PyeongChang 2018, ele também afirmava na mesma mensagem de Ano Novo que 2017 foi o ano em que sua nação se tornou uma potência nuclear de pleno direito. Ele pediu à Coréia do Sul que abandonasse os planos para realizar exercícios militares com os Estados Unidos em fevereiro e março. Tanto a Coréia do Sul quanto os Estados Unidos parecem ter concordado em interromper os exercícios durante os Jogos.

"Eu acredito que isso ajudaria muito a garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, se você pudesse expressar a intenção de atrasar os exercícios militares conjuntos da Coréia do Sul e dos Estados Unidos durante as Olimpíadas, caso o Norte não faça mais provocações", disse Moon à Trump durante a conversa. "Iremos consultar de perto os Estados Unidos no processo de diálogo Sul-Norte coreano e estamos confiantes de que o diálogo entre as coreias ajudará a criar uma atmosfera de diálogo entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte na resolução do problema nuclear norte-coreano", concluiu Moon.

A Casa Branca confirmou o acordo que adiou os exercícios militares conjuntos e acrescentou que os Estados Unidos enviará ao país uma delegação de alto nível para os Jogos. A expectativa é que a delegação inclua membros da família Trump. "Os dois líderes concordaram em continuar a campanha de pressão máxima contra a Coréia do Norte e para não repetir os erros do passado. Os Estados Unidos e a República da Coréia (Sul) estão empenhados em garantir Jogos Olímpicos de Inverno 2018 seguros e bem-sucedidos em Pyeongchang. O presidente Trump disse ao presidente Moon que os Estados Unidos enviarão uma delegação de alto nível às Olimpíadas. Os dois líderes concordaram em adiar os nossos exercícios militares para que as forças dos Estados Unidos e da República da Coréia possam se concentrar em garantir a segurança dos Jogos", disse a Casa Branca em seu comunicado.

Na semana passada o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, afirmou que não havia planos para que os exercícios militares programados para ocorrer perto da península coreana fossem adiados, mas não descartava totalmente esse adiamento. As falas do secretário foram ditas depois que Moon afirmou que os exercícios, realizados em conjunto entre a Coréia do Sul e os Estados Unidos, todos entre fevereiro e março, poderiam ser adiados para tentar ajudar a encorajar a Coréia do Norte a participar dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Os exercícios conjuntos que geralmente envolvem até 300 mil soldados da Coréia do Sul e 17 mil dos Estados Unidos foram denunciados pela Coréia do Norte como um ensaio para uma possível invasão ao país.


A Coréia do Sul tem apoiado fortemente o envolvimento norte-coreano nos Jogos, o que eles esperam que possa levar a uma redução das tensões na região e entre os dois países e como consequência potencializar conversas diplomáticas. O Comitê Olímpico Internacional e o Comitê de Pyeongchang 2018 também sempre falaram a favor da participação norte-coreana.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar