Equipes de esqui da Coreia do Sul e do Norte farão treinamento conjunto em cidade norte-coreana

Os esquiadores sul e norte-coreanos treinarão de forma conjunta para os Jogos Olímpicos de PyeongChang, que começam em menos de 10 dias. Os treinamentos acontecerão em uma estância no Norte, com a aprovação dos Estados Unidos do projeto de cooperação, apesar das sanções contra a Coreia do Norte devido ao seu programa nuclear. O anuncio foi feito pelo Ministério da Unificação Coreana.

Segundo um funcionário do ministério, a delegação da Coreia do Sul, composta por 45 pessoas, se dirigirá para a estação de esqui Masikryong em um jato fretado.  A aeronave irá decolar do aeroporto internacional de Yangyang, na província de Gangwon, com destino ao aeroporto de Kalma, na cidade norte-coreana de Wonsan. O retorno está programado para a quinta-feira. O avião ainda transportará alguns membros da delegação da Coreia do Norte para os Jogos Olímpicos no caminho de volta para a Coreia do Sul, acrescentou o funcionário.

O treinamento entre as duas Coreias foi acordado após conversas entre os dois países, mas a confirmação exata do cronograma foi adida devido a consultas de Seul a Washington. Em setembro passado do ano passado, a administração Trump anunciou um conjunto de sanções ao país liderado por Kim Jong-um, que incluíam a proibição de embarcações e aeronaves que visitaram a Coréia do Norte de entrar nos Estados Unidos por um período de 180 dias. Seul pediu a Washington que isentasse o voo das restrições para que as atividades esportivas intercoreanas fossem realizadas.

O governo sul-coreano afirmou que a viagem para o treinamento não prejudicará as sanções da comunidade internacional impostas ao Norte ao impulsionar atividades culturais e esportivas entre os dois países.


Os críticos afirmam que o regime de Kim Jong-un está procurando o relaxamento das sanções através da participação nos próximos jogos de PyeongChang e eventos pré-Olimpíadas. No início desta semana, o Norte informou ao Sul, de forma repentina, que realizará um evento cultural conjunto no Monte Kumgang previsto para o dia 4 de fevereiro.

Foto: Yonhapnews


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes