Últimas Notícias

Coreia do Norte aceita conversar com Coreia do Sul sobre participação nos Jogos de PyeongChang 2018

Os governantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte concordaram na última sexta-feira reabrirem diálogo formal após mais de dois anos na próxima terça-feira, 9 de janeiro. As conversas acontecerão para que os países possam encontrar forma de que os atletas norte-coreanos possam disputar as Olimpíadas de PyeongChang 2018, na Coreia do Sul. O anúncio foi feito pelo Ministério da Unificação de Seul e aconteceu horas depois que os Estados Unidos afirmaram terem concordado em adiar os exercícios militares conjunto que fazem anualmente com a Coréia do Sul para depois dos Jogos de Inverno.

De acordo com o ministério da Unificação da Coreia do Sul, na manhã de sexta-feira a Coréia do Norte enviou uma mensagem dizendo que aceitaria a oferta sul-coreana para se encontrar na vila fronteiriça de Panmunjom na próxima terça-feira, um mês antes da cerimônia de abertura, para discutirem uma cooperação olímpica e como melhorar os laços gerais entre os países. O porta-voz Baik Tae-hyun, disse esperar que as duas Coreias troquem mensagens para determinar quem lideraria as delegações e outras questões.

É provável que o Norte concorda em enviar uma delegação para os Jogos Olímpicos de Inverno e assim se abstenha de fazer quaisquer provocações durante os Jogos. Apesar de não ter atletas qualificados para os Jogos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) pode convidar atletas não qualificados para participarem. O país contava com uma dupla na patinação artística, mas devido ao impasse em saber se o país participaria ou não dos Jogos, a dupla acabou perdendo o prazo de inscrição. Baik disse que a Coréia do Norte deverá conversar com funcionários do COI na próxima semana.

Na segunda-feira durante seu discurso de ano novo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que estava disposto a enviar uma delegação para as Olimpíadas. "Os Jogos de Inverno que serão realizados na Coréia do Sul serão uma boa ocasião para o país. Esperamos sinceramente que os Jogos Olímpicos de Inverno sejam um sucesso. Estamos prontos para várias etapas, incluindo o envio da delegação. Para este fim, as duas Coreias podem se encontrar imediatamente", afirmou Kim.

A abertura sinalizada por Kim foi uma notícia bem recebida pelo governo sul-coreano liderado pelo presidente liberal Moon Jae-in, que favorece o diálogo para aliviar as ameaças nucleares do Norte e que pretende usar as Olimpíadas como uma chance de melhorar os laços intercoreanos. A Coreia do Norte boicotou as outras Olimpíadas realizadas na Coréia do Sul, os Jogos de Verão em Seul, em 1988. Desde então, atletas norte-coreanos participaram de grandes eventos esportivos realizados pelo Sul, incluindo os Jogos Asiáticos de 2002 e 2014.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar