Últimas Notícias

COI aprova uniformes neutros para desfile da delegação russa durante Cerimônia de Abertura de PyeongChang 2018

Os novos uniformes dos atletas russos para as Olimpíadas de PyeongChang 2018, que não estamparão o nome e nem os símbolos do país, foram aprovados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Os uniformes que poderão ser utilizados pelos atletas durante a Cerimônia de Abertura foram revelados e trazem os aros olímpicos estampados no centro do agasalho.  

Ainda não está exatamente claro como os uniformes, produzidos pela empresa russa de roupas esportivas ZASport, aparecerão na cerimônia de abertura, mas outros elementos do kit olímpico foram exibidos.

Os atletas russos que forem considerados aptos a participarem de Pyeongchang não disputarão os jogos sob a bandeira russa, mas sim como parte de uma equipe neutra, embora seja chamada de "atletas olímpicos da Rússia (OAR)". A decisão do COI é uma resposta ao esquema de doping implantado pela Rússia com o apoio do governo local durante os Jogos de Sochi.

No mês passado o COI já havia anunciado que o kit poderia ter escrito as siglas "OAR" ou "Atletas Olímpicos da Rússia". Um logotipo proposto para os uniformes, incluindo o nome completo escrito em vermelho em um círculo em um fundo branco, também foi publicado. "Recebemos uma carta oficial do COI em que aprovavam nossa coleção de roupas projetadas para os atletas russos que atuarão sob uma bandeira neutra. Nosso representante em Lausanne mostrou todos os rascunhos do projeto (para os membros do COI) que não receberam críticas. Nós não mudamos o ajuste e o design do kit, mas, de acordo com as restrições do COI, substituímos a bandeira russa, bem como o brasão e o logotipo do Comitê Olímpico Russo, pelas inscrições 'OAR' e 'Atleta Olímpica da Rússia' ", disse a chefe da ZASport, Anastasia Zadorina, em entrevista para a TASS, agência oficial de notícias da Rússia.

O COI também decidiu que as cores usadas nos uniformes, bem como nos acessórios e equipamentos, podem "não estar exatamente na mesma escala de cores que as usadas na bandeira da Federação Russa". A sugestão é que eles fossem feitos em tons mais escuros.


A ZASport fornecerá os kits dos uniformes para a equipe russa pela primeira vez. A empresa substitui a Bosco, que produziu os uniformes do país pela última vez nas Olimpíadas do Rio. A Bosco deve fornecer os uniformes para o COI nos Jogos da Coréia do Sul, mas teria solicitado que sua marca não fosse usada em resposta à decisão do COI de suspender a Rússia.

Foto: ZASport/Instagram


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar