Últimas Notícias

Canoísta japonês é suspenso por oito anos por contaminar a bebida de rival

Um caso inusitado foi revelado nesta terça feira (9) pela Agência antidoping japonesa. O canoísta japonês Yasuhiro Suzuki admitiu ter "batizado" a bebida do compatriota Seiji Komatsu com esteroides anabolizantes, o que provocou o resultado positivo em um teste realizado nas semanas seguintes. 

Seiji Komatsu foi pego em um teste realizado no Campeonato Nacional do ano passado, no mês de setembro. Suzuki admitiu a sua culpa depois de o rival defender por meses a sua inocência no caso. Komatsu insistiu que não havia ingerido nenhuma substância proibida, e o seu concorrente no caminho rumo à Tóquio 2020 acabou confessando ter colocado o esteroide proibido na bebida.

Komatsu seria um dos seus principais rivais na briga por uma vaga na canoagem sprint da Olimpíada de Tóquio 2020. Suzuki foi suspenso por oito anos e está fora dos jogos de Tóquio e de Paris. Ele tinha como um de seus melhores resultados a medalha de bronze obtida no K1 1000m dos Jogos Asiáticos de 2010.

Esta foi a primeira vez que um atleta é flagrado no exame antidoping devido a uma contaminação deliberada, de acordo com a agência japonesa. Em entrevista com a emissora japonesa NHK, Suzuki disse: "Eu estava preocupado. Eu fiz isso porque não queria que ele me alcançasse na hierarquia para a qualificação. Mas eu não esperava que ele fosse realmente testar positivo". 

A federação japonesa, no entanto, chamou o ato do de "extremamente maldoso" e ainda irá considerar o banimento de Suzuki do esporte, já que o canoísta já possui um histórico de sabotagem em oponentes e até de roubo de equipamentos.

Para evitar que algo deste tipo possa se repetir com outro atleta, a entidade responsável pela canoagem no Japão já deixou claro que irá organizar um novo local para armazenar as bebidas em competições. Além disso, haverá um programa de palestras que irá discutir justiça e espírito esportivo nos eventos competitivos.


foto: Japan times

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar