Australian Open 2018 - Último dia: 20 vezes Roger Federer!


O último dia de competições do Australian Open foi reservado para a final masculina da chave de simples, em que o suíço Roger Federer venceu o croata Marin Cilic por 3 sets a 2, parciais de 6-2, 6-7(5), 6-3, 3-6 e 6-1, em 3 horas e 3 minutos de partida. Foi o 20º título de Grand Slam da carreira do Federer, ampliando o seu recorde, e o 6ª no Australian Open, igualando ao sérvio Novak Djokovic e ao australiano Roy Emerson como maiores vencedores do torneio.

Marin Cilic começou o jogo muito tenso em quadra, errando bastante e dando pontos de graça para Roger Federer que facilmente conseguiu duas quebras de vantagem, abrindo logo para 4-0, administrando bem o seu serviço para fechar o set em 6-2. Passada a tensão da croata no início da partida e já dentro do jogo, o 2° set foi equilibrado e sem quebras de saque, mesmo com chances dos dois lados. Assim, o set foi para o tiebreak, em que Cilic errou menos e venceu por 7-2, empatando a decisão.

No 3° set, Federer conseguiu confirmar seus saques sem ser ameaçado e obteve uma quebra no 6° game, fechando o set em 6-3. No 4° set, o suíço conseguiu uma quebra logo de cara e abriu 3-1. Tudo parecia se encaminhar para uma vitória em 4 sets. Entretanto, Cilic teve uma grande reação, ganhando 5 games seguidos, virando e fechando o set em 6-3, empatando novamente a partida e levando para o set decisivo.


No 5° set, Federer conseguiu novamente uma quebra logo de cara, mas ao contrário do set anterior, ele não bobeou, conseguiu uma nova quebra no 6° game, para confirmar seu serviço no game seguinte, sacramentando o título.

Federer conquistou seu 96° título de simples na carreira e agora está 13 títulos atrás do americano Jimmy Connoers, que é o recordista com 109 conquistas. Além disso, o suíço conquistou 3 dos últimos 5 Grand Slams disputados. Federer também se tornou o 4° tenista da história a alcançar 20 títulos de Grand Slam, feito também alcançado pela australiana Margaret Court (24), a americana Serena Williams (23) e a alemã Steffi Grad (22).

No ranking mundial, Federer encostou no espanhol Rafael Nadal, que ainda lidera com 9.760 pontos contra 9.605 do suíço. Porém, o espanhol terá 300 pontos para defender no mês de fevereiro, enquanto o suíço apenas 45.

Fotos: Australian Open 2018

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes