Últimas Notícias

Alemão Dimitrij Ovtcharov e chinesa Chen Meng assumem a liderança do ranking mundial de tênis de mesa

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou o novo ranking mundial da modalidade, o primeiro de 2018, e teve mudança na liderança tanto entre os homens quanto entre as mulheres. O alemão Dimitrij Ovtcharov assumiu a ponta no masculino, enquanto a chinesa Chen Meng se tornou a número um no feminino.

Ovtcharov quebrou uma hegemonia que já durava sete anos de liderança chinesa no ranking mundial da ITTF. Foi justamente o seu compatriota, Timo Boll, uma das estrelas do esporte, o último atleta que não veio da China a encabeçar o ranking dos melhores do esporte em 2011. Ele assumiu a ponta em janeiro daquele ano e ficou no posto por três meses.

A entidade desenvolveu um novo sistema de classificação mundial para o ranking. A expectativa é que as alterações atinjam uma medida mais precisa e uma representação mais realista do nível de jogo e desempenho atual do atleta, bem como para garantir que o ranking mundial atenda melhor os eventos da ITTF.

Ovtcharov, de 29 anos, tem dominado o tênis de mesa europeu nos últimos anos e 2017 seguiu o mesmo ritmo. A boa temporada culminou com o título da Grande Final do ITTF World Tour, conquistado sobre o japonês Koki Niwa, o que cimentou seu caminho rumo ao topo do ranking mundial. Ele ainda levou para a Alemanha o troféu da Copa do Mundo de Liebherr 2017 e conquistou quatro títulos do World Tour na Índia, Bulgária, China e Alemanha depois de levar todos os títulos europeus disponíveis.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo chinês Fan Zhendong, seguido por seu compatriota Lin Gaoyuan. Na sequência aparecem os ex-líderes Timo Boll, da Alemanha, e Xu Xin, da China.
"O número um do mundo parece irreal. Eu tenho sonhado com isso desde quando comecei a jogar, mas quero dizer, temos milhões de jogadores em todo o mundo trabalhando duro, e eles poderem ler meu nome logo no topo da lista me deixa orgulhoso e agradeço muito a todos que me apoiaram durante toda a minha carreira", disse Ovtcharov.

Já o circuito feminino foi dominado pela estrela chinesa Chen Meng. Ela conquistou três títulos de eventos Platinum do World Tour no Catar, Austrália e Alemanha, além do prestigiado título da Grande Final do Tour, no Cazaquistão, para garantir seu primeiro lugar. Chen é seguida de perto por sua parceira de equipe e ex-número um do mundo, Zhu Yuling. Na sequência aparecem a mesa-tenista de Singapura, Feng Tianwei, e as japonesas Kasumi Ishikawa e Mima Ito.

Atuais campeões olímpicos e mundiais, os chineses Ma Long e Ding Ning, tiveram um 2017 inativo e acabaram despencando no ranking mundial. Malong caiu para o sétimo lugar e Ning caiu para o 21º lugar e tentarão recuperar seus postos em 2018 quando retornarão ao circuito mundial.

A temporada deverá ser retomada com o Aberto da Hungria da ITTF World Tour com o Seamaster, que será realizado em Budapeste entre os dias 18 e 21 de janeiro.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar