Tóquio 2020 apresenta projetos finalistas para mascote das Olimpíadas na quinta-feira

A preparação para as Olimpíadas de Tóquio segue a todo vapor e o comitê organizador deve avançar mais uma etapa ainda esta semana. Está previsto para o dia 7 de dezembro a apresentação de três projetos para mascote da futura Olimpíadas de Verão.  

Um painel de revisão para as mascotes de Tóquio 2020 escolheu os três projetos entre outros 16 inscritos. Em agosto, o comitê de Tóquio 2020 revelou ter recebido 2.042 projetos na competição de design das mascotes. Isso incluiu 1.774 projetos individuais e 268 projetos de grupos apresentados antes do prazo final de agosto. Ryohei Miyata, presidente do painel de revisão da mascote, estará entre os presentes no evento.

Os três projetos selecionados serão apresentados na Escola Primária Kakezuka, onde os organizadores lançarão a próxima fase do processo. Após a revelação e as descrições de cada uma das mascotes, espera-se que Tóquio 2020 revele o procedimento de votação.

A votação para a mascote das Olimpíadas de Tóquio será feita por alunos japoneses e deverá começar em 11 de dezembro com sua conclusão em 22 de fevereiro. Os alunos votarão a partir da lista restrita e a mascote com o maior número de votos está programado para ser anunciada como vencedora em fevereiro.

Embora o público em geral tenha participado do concurso de design, os nomes serão escolhidos por profissionais criativos. De acordo com os organizadores, se algum dos três projetos violar as leis de direitos autorais ou de marcas registradas e tiver sido o campeão, o próximo melhor projeto entrará em seu lugar.

O comitê organizador de Tóquio 2020 está tomando um cuidado maior com essas questões, já que logo no início da organização, quando escolheram a logo do evento, foram forçados a retirar seu projeto após acusações de terem plagiado o designer do emblema do teatro de Liège, na Bélgica.

Os organizadores se comprometeram a publicar os resultados de cada uma das escolas primárias do Japão que participarem da votação. As mascotes se tornaram uma parte reconhecível de todos os Jogos Olímpicos e de outros grandes eventos esportivos. Para Tóquio 2020 as mascotes selecionadas para a disputa são elementos populares da cultura japonesa moderna.


Ao contrário da edição de 2020, as Olimpíadas realizadas na capital japonesa em 1964 não contaram com mascotes, já que o seu conceito ainda não havia chegado aos Jogos.

Foto: Alex Ferro


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes