Últimas Notícias

Tochas olímpicas de inverno - Sarajevo 1984

Feita de madeira e metal e criada pelo Mizuno corporation, a Tocha foi acesa pela primeira vez em 29 de janeiro de 1984 em Olympia, e depois a chama foi levada levada de carro e avião para Atenas,  de onde foi para  a cidade de Dubrovnik.

Em 30 de janeiro de 1984, o primeiro portador da tocha no solo iugoslavo foi Veselin Djuho, membro da equipe de pólo aquático  iugoslava que seria ouro em Los Angeles em 1984 e em Seul, em 1988.

Uma segunda chama foi iluminada a partir da chama original, e o revezamento dividiu-se em duas partes entre Dubrovnik e Sarajevo, uma atravessando o leste do país e a outra através da parte ocidental.

Um total de 89 revezamentos de tochas olímpicas locais foram organizados com o objetivo de promover de maneira mais ampla possível  o olimpismo. As tochas usadas para esses revezamentos foram iluminadas a partir da chama principal e levadas para resorts esportivos de inverno e centros esportivos da região. Esses relés locais envolveram 1600 pessoas.

No dia 8 de fevereiro de 1984 a pira olímpica foi acesa por Sandra Dubvacic, patinadora iugoslava.

foto: COI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar