Últimas Notícias

Tochas olímpicas de inverno - Albertville 1992

Feita de liga de aço e feita por Philippe Starck / Ugine & Gabialex, a tocha de Albertville tinha um formato futurista. ela foi acesa em 13 de dezembro de 1991 e chegou no dia seguinte na França. O objetivo era cobrir o máximo possível de França passando por todas as capitais regionais. 

Em 14 de dezembro de 1991, a chama pousou em Paris a bordo de um Concorde supersônico vindo de Atenas. O primeiro toalheiro em terras francesas foi Catherine Marsall, campeã mundial de ciclismo em 1990. À noite, a chama atingiu os Champs-Elysées, onde foi levada ao aplauso das 200 mil pessoas assistindo.

Foi focado particularmente nas áreas com maior população e Savoie, que hospedava os Jogos. Os 57 dias do revezamento na França ecoaram os 57 eventos nos Jogos de Inverno em Albertville.

Em 28 de dezembro, na Normandia, entre Le Havre e Rouen, a chama parou no Château de Mirville. Uma cerimônia com a participação de quase 1.500 pessoas, incluindo várias personalidades, foi organizada em homenagem a Pierre de Coubertin, que morava lá por parte de sua infância.

Em 8 de fevereiro, o revezamento que teve a presença de 5.500 pessoas terminou tendo como últimos carregadores da tocha Michel Platini, e François-Cyrille Grange.

foto: COI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar