Últimas Notícias

Surto História: Dan Jansen e como não desistir de conquistar uma medalha de ouro

Dan Jansen era o mais entre sete irmãos. E inspirado por sua irmã Jane,uma exímia patinadora começou na patinação em velocidade e não parou mais. Aos 16 anos ele tinha batido o recorde mundial júnior dos 500 metros e chegando a seleção americana que iria aos jogos de inverno de Sarajevo, ficando em quarto nos 500 metros, perdendo o bronze por 0.16s, e em décimo sexto nos 1000 metros, aos 19 anos. Segundo comentaristas, Calgary seria a sua olimpíadas de inverno, onde ele chegou como o atual campeão mundial dos 500 metros e ele poderia até brilhar na prova dos 1000 metros, que não era sua especialidade, pois ele estava no auge de sua forma.


Mas nem tudo era flores na vida de Dan. Sua irmã que tanto o incentivou na carreira Jane descobriu uma leucemia em 1987 e fazia um duro tratamento. Dan se sentia culpado por estar treinando e competindo enquanto a irmã lutava pela vida. Mas ela o incentivava a treinar, pois queria ver seu irmão mais novo campeão olímpico. 

E no dia de sua estreia em Calgary, 14 de fevereiro de 1988, Dan recebeu a triste notícia que sua irmã tinha falecido, aos 28 anos. Apesar de ficar muito abalado, ele resolveu correr em honra de sua irmã e dedicar a medalha a ela.  Pouco após receber a notícia do falecimento de sua irmã, Dan Jansen estava na pista na prova dos 500 metros e todos prestavam atenção naquele rapaz que ia buscar uma medalha olímpica no mesmo dia em que perdera a irmã.

Abalado, Jansen acabou se desconcentrou e acabou caindo na primeira eliminatória. "A partir desse momento, eu fui conhecido oficialmente por Dan Jansen, o cara que caiu no dia em que sua irmã morreu" disse ironicamente em sua autobiografia, 'full circle', anos depois

Quatro dias depois, ele tentou se qualificar nos 1000 metros, mas também acabou caindo  após 800 metros e um tempo que seria recorde mundial. Jansen saiu sem medalhas dos jogos de Calgary, mas ganhou uma menção honrosa do comitê olímpico americano pelo seu esforço apesar da dor da perda da irmã e ainda recebeu sete mil cartas de fãs pelo mundo o consolando e apoiando a continuar a patinar.

Nos jogos de inverno de 1992 em Albertville, Jansen, mais maduro  vinha como favorito a prova dos 500 metros. Só que mais uma vez, ele não conseguiu mostrar todo o seu potencial e acabou ficando em quarto em uma final acirrada. nos 1000 metros tinha ficado em vigésimo sexto. Sua confiança tinha ficado em baixa durante os jogos e ele admitiu depois que não tinha se preparado mentalmente e fisicamente para correr em uma pista ao ar livre, como foi em Albertville.

Sua sorte é que a próxima olimpíada de inverno seria em dois anos. E o período entre a próxima olimpíada,  Jansen voava nas pistas. Nos 500 metros ele bateu o recorde mundial e foi o único patinador a andar abaixo dos 36 segundos, o que eles em quatro oportunidades. Conseguiu seu segundo título mundial e era o grande favorito ao ouro nos 500 metros.

Antes dos jogos, ele mesmo pensava que tudo já tinha acontecido com ele desde Saravejo 1984 passando por Calgary e Albertville e chegando aqui. Independente do resultado que ele conquistasse em Lillehammer, ele decidiu se aposentar.  No evento de 500 metros,onde era o grande favorito mais uma vez, ele decepcionou e surpreendentemente ficou em oitavo. Seus pais, três irmãos mais velhos e esposa e filha estavam assistindo das arquibancadas, e seus corações se quebraram para ver Jansen perder sua chance novamente. "Sabia que era melhor nos 500 metros, mas eu aceitei que nunca teria uma medalha olímpica nessa prova" escreveu Jansen em sua autobiografia

Nos 1000 metros seu ouro era improvável e especialistas já lamentavam ver Jansen sem nenhuma medalha olímpica para dedicar à sua irmã.Mas Jensen resolveu pegar os poucos dias que restavam para treinar duro naquela prova que não era sua preferida. 

Jansen desafiou as expectativas e terminou em primeiro com folgas, ganhando sua primeira e única medalha olímpica de sua carreira, ao mesmo tempo em que criou um novo recorde mundial na prova assombrando a todos. Ele finalmente pode dedicar a medalha a sua irmã falecida a seis anos antes e foi ao pódio com a sua filha pequena, chamada Jane em homenagem à irmã, na volta olímpica. 

Jansen foi escolhido por seus colegas olímpicos para enfrentar a bandeira dos EUA na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. Após os jogos, ele encerrou a carreira e criou a fundação Dan Jansen, para reunir fundos para ajudar pesquisas para o combate da Leucemia. Atualmente, ele é comentarista de patinação do canal americano NBC.




Fonte: http://sports.jrank.org/pages/2278/Jansen-Dan-Gold-Finally.html

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar