Últimas Notícias

Rússia não pretende boicotar Jogos de Pyeongchang 2018 após escândalo de doping


A Rússia não tem planos de boicotar as Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang em 2018, se o Comitê Olímpico Internacional (COI) impuser restrições à participação do país. O COI deve decidir nesta terça-feira (5) sobre a participação da Rússia, já que mais de 20 atletas russos foram banidos dos Jogos por casos de doping em Sochi 2014.

"Não, não está sendo discutido", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, sobre um possível boicote russo em uma teleconferência com repórteres. "Somos contra a violação dos direitos dos nossos atletas, a violação injustificada dos direitos. Mas, ao mesmo tempo, a Rússia continua comprometida com os ideais do Olimpismo", completou.

Peskov acrescentou que a decisão da Rússia de não boicotar os Jogos foi feita pelo presidente Vladimir Putin e visava preservar todos os possíveis canais de cooperação e diálogo com o COI, bem como com outras organizações esportivas internacionais.

O COI vem testando novamente todas as amostras dos atletas russos dos Jogos de 2014 após divulgação por Grigory Rodchenkov, ex-chefe do laboratório antidopagem suspenso de Moscou, de um esquema para cobrir as amostras positivas dos competidores locais.

As proibições dos atletas russos vieram como resultado de uma investigação do COI sobre doping generalizado por atletas russos e adulteração de amostras por laboratórios e funcionários de segurança nos Jogos de Sochi. As autoridades desportivas russas juraram apelar contra as suspensões.

Apesar dos repetidos pedidos de cooperação com organismos internacionais para ajudar a livrar a Rússia do doping, as autoridades nunca reconheceram o papel do Estado no escândalo.

O Comité Paralímpico da Rússia, a federação de atletismo e a agência antidopagem RUSADA permanecem suspensos por questões de doping.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar