Últimas Notícias

Putin acusa americanos de usarem métodos ilícitos para delação de doping

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou as forças de segurança dos Estados Unidos de drogarem e persuadirem Grigory Rodchenkov a revelar detalhes do caso de doping institucional no país.

Durante uma conferência anual em Moscou, nesta quinta-feira, Putin mais uma vez disse que os EUA fabricaram o escândalo de doping e prejudicando o esporte russo por "razões políticas".
Rodchenkov, ex-chefe do laboratório de Moscou, deixou a Rússia e faz parte de um programa de proteção de testemunhas norte-americano. Ele forneceu grande parte das evidências que constituiu a base do veredicto do Comitê Olímpico Internacional (COI) que gerou a proibição dos atletas russos de competirem sob a bandeira do país em PyeongChang 2018.

Baseado nos depoimentos da testemunha, o COI conclui que havia uma "manipulação sistemática" de práticas de doping em eventos, incluindo os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014.
- Ele está trabalhando sob o controle dos serviços especiais americanos, que tipo de substâncias eles estão dando para ele, ele diz o que eles precisam? - Putin respondeu quando perguntado sobre Rodchenkov durante a coletiva.

Putin já declarou que não se opõe a participação de atletas russos neutros na Coreia do Sul, o que tem sido interpretado por muitos como parte de um acordo pré-arranjado com o COI. Ele admitiu que a Rússia é "culpada", porque deu para as forças lideradas pelos EUA uma "desculpa" por se envolver em tantos casos de doping. Putin também afirmou que a nomeação de Rodchenkov como chefe do laboratório de Moscou foi um "erro".
- Você pergunta como essa pessoa se encarregou do corpo antidoping? Este foi definitivamente um erro daqueles que o designaram. Eu sei quem fez isso, mas não adianta alar sobre isso agora.



Fonte: Globoesporte
Foto: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar