Últimas Notícias

Presidente do COB descarta assumir Comitê Rio 2016: "Não fui eleito para isso"

Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira não vai acumular a atual função com o cargo de presidente do Comitê Rio 2016, como fazia o antigo dirigente, Carlos Arthur Nuzman. Ele fez esse comunicado oficialmente em uma carta enviada ao Co-Rio 2016 nesta terça-feira e, durante a assembleia desta quarta na sede do COB, no Rio de Janeiro, falou sobre o assunto. O mandatário alega estar completamente focado na condução da entidade máxima do desporto brasileiro.

"Essa carta existiu, foi publicado o documento que assinei. Existiu sim. Não fui eleito para isso, para ser presidente do Comitê Rio 2016. Isso estava no estatuto do Comitê Rio 2016 e do COB, mas não está mais no estatuto do COB. Outro presidente que entrar aqui também não terá esse compromisso. Claro, não invalida o que foi assumido anteriormente. Mas, espontaneamente, não tenho interesse nenhum, pois estou focado no Comitê Olímpico do Brasil. Não tenho compromissos com Rio 2016 até que me provem o contrário" comentou Paulo Wanderley.

Essa informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo na manhã desta quarta-feira e confirmada pelo site GloboEsporte.com. Antes da votação do novo estatuto, no dia 22 de novembro, o presidente Paulo Wanderley e sua diretoria conseguiram retirar a proposta de acumular os dois cargos do documento preparado pela Comissão Estatuinte.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 acumula dívidas com ex-funcionários e fornecedores, que, segundo a última auditoria, chega a R$ 218 milhões. A entidade tem de encerrar suas atividades até 2023. Sem presidente desde que Carlos Arhur Nuzman foi preso e entregou sua carta de demissão, o Rio 2016 trabalha sob o comando interino de Edson Menezes e de um conselho administrativo formado por empresários e ex-atletas.

Além dele, também faz parte do conselho diretor da Rio-2016: Luiza Trajano (empresária), Bernard Rajzman (ex-jogador de vôlei, ex-funcionário do COB e representante do COI), Manoel Felix Cintra Neto (ex-presidente da BM&F) e José Antônio do Nascimento Brito (ex-presidente do conselho editorial do "Jornal do Brasil"). Ainda não há uma definição sobre o que será feito diante da recusa de Paulo Wanderley.

O Co-Rio 2016 não tem dinheiro para acertar os débitos. A União já avisou que não vai repassar mais verbas, e o mesmo ocorreu em relação à Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado. Segundo o contrato da cidade-sede proposto pelo COI, esses dois últimos deveriam arcariam com eventuais déficits dos Jogos Olímpicos de 2016. O Comitê Rio-2016 operou com uma receita de R$ 8,8 bilhões para realizar o evento, que foi conseguida com repasses do COI, venda de ingressos e produtos licenciados.


foto: divulgação
com informações de globesporte.com e Folha de S.Paulo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar