Últimas Notícias

Morre o norte-americano Lones Wigger, um dos maiores atiradores da história do esporte

Uma das maiores lendas do tiro esportivo, o norte-americano Lones W. Wigger, faleceu na última quinta-feira, 14 de dezembro, aos 80 anos. Wigger estava em sua casa em Colorado Springs, no Colorado, e morreu de complicações em decorrência de um câncer no pâncreas.

O tenente-coronel Wigger foi um dos mais importantes atiradores do mundo. Quatro vezes atleta olímpico, ele foi o atirador mais condecorado do mundo. Por seus feitos, foi incluído no Hall da Fama da modalidade em 2008. Na ocasião, o Ph.D e historiador John Lucas em sua introdução ao Hall, afirmou que Wigger construiu sua carreira tendo sempre em mente os valores olímpicos. “Podemos dizer com grande segurança que ele não fez um centavo ao longo dos seus 20 anos de práticas de dezenas de milhares de horas de tiro. Ele não fez isso pelo dinheiro. Ele fez isso, como os gregos antigos fizeram, para a glória do esporte", afirmara Dr. John Lucas.

Ao longo de seus 25 anos de carreira no tiro, o norte-americano conquistou 111 medalhas e quebrou 29 recordes mundiais, além de ganhar duas medalhas olímpicas de ouro e uma de prata.

Mas a carreira de Wigger foi além dos estandes internacionais de competição. Depois de uma distinta carreira de 26 anos no Exército dos Estados Unidos, Wigger se aposentou em 1987 e foi trabalhar para a NRA como Diretor de Treinamento da equipe de tiro dos Estados Unidos até a aposentadoria em 1994. Até sua morte ele participava ativamente no crescimento do Programa de Tiro Olímpico Nacional Junior, de forma voluntariado, além de ajudar na organização de inúmeros torneios de tiro. Wigger ainda fez parte do quadro da entidade até 2016, chegando a trabalhar diariamente na sede, no programa USA Shooting Alumni.

"Wiggles é uma verdadeira lenda. Ele não só foi um atirador incrível em sua carreira olímpica, como continuou a ganhar muito depois da aposentadoria internacional. Que verdadeiro campeão, mentor, amigo e lenda", disse o campeão olímpico de 2012, Jamie Corkish.


Wigger tornou-se o primeiro atleta a conquistar medalhas nas três disciplinas olímpicas do tiro com rifle e foi selecionado como um dos 100 maiores campeões olímpicos dos Estados Unidos pelo USOC em 1996. Wigger deixa sua esposa de 59 anos, Mary Kay, seus dois filhos, Ron e Danny, a filha Deena, o genro Tom, e dois netos.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar