Últimas Notícias

Mais três atletas russas punidas pelo COI entram com recurso na Corte Arbitral do Esporte

Outros três atletas russos punidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por relação com o esquema de doping do país nos Jogos de Sochi 2014 entraram com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a decisão da entidade. A medalhista olímpica de prata no biatlo, Olga Zaitseva, e as esquiadoras do cross-country Yulia Chekaleva e Anastasia Dotsenko decidiram apelar para a corte máxima do esporte depois de serem sancionados pela Comissão Disciplinar do COI com a perda de seus resultados de Sochi e o banimento de futuras edições olímpicas.

Através de um comunicado divulgado na terça-feira, o CAS confirmou que as três atletas recorreram da decisão do COI. Com as três recorrendo ao CAS todos os 25 atletas que foram sancionados pela Comissão Disciplinar já apresentaram oficialmente um recurso para a corte esportiva.

O grupo é acusado de fazer parte de uma "manipulação sistêmica" do programa de doping em Sochi, em que amostras foram ilegalmente manipuladas para mascarar o doping. Amostras contaminadas eram trocadas por amostras limpas e posteriormente descartadas. Tudo era feito com o apoio do Laboratório antidopagem de Moscou e do governo russo. Uma comissão implantada pelo COI, chamada de Comissão Oswald, passou a analisar todos os casos individualmente e a definir as punições para aqueles que as evidências apontassem participação no esquema.  Uma combinação de evidências científicas e testemunhos foi fornecida pelo ex-diretor de laboratório de Moscou, Grigory Rodchenkov, o que ajudou na análise dos casos.

O CAS informou que as atletas, assim como os que ingressaram com o recurso anteriormente, pediram para que seus casos sejam julgados antes das Olimpíadas de PyeongChang, para o caso de uma decisão favorável a eles, ter tempo hábil para que possam disputar o evento. "O CAS registrou 3 recursos adicionais arquivados por atletas russos contra decisões tomadas pela Comissão Disciplinar do COI. Um procedimento de arbitragem do CAS foi aberto para cada atleta”, anunciou o CAS através de um comunicado. Todos os atletas punidos negam qualquer envolvimento com o esquema ou o uso de doping.


Zaitseva teve sua medalha de prata que ganhou como parte do revezamento 4x6 km em Sochi 2014. Dotsenko registrou o melhor resultado da equipe no Sprint com o sexto lugar em Sochi, enquanto Chekaleva fazia parte da equipe do revezamento feminino do 4x5 km, que também terminou em sexto.

Foto: Darko Bandic/AP



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar