Últimas Notícias

Liga russa de hóquei no gelo espera por punições do COI para definir se libera seus atletas para competirem em PyeongChang 2018

O presidente da KHL, a liga nacional de hóquei da Rússia, afirmou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, que espera a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de quantos e quais atletas russos serão banidos no esporte para decidir se permitirá que seus jogadores participem dos Jogos de PyeongChang 2018, que acontecerá no próximo mês de fevereiro. A KHL é a segunda maior liga nacional do mundo, perdendo apenas para a liga norte-americana, a NHL.

Dmitry Chernyshenko, chefe do comitê organizador das Olimpíadas de Sochi 2014 e agora presidente da KHL, disse que primeiramente precisam entender "quem vai e quem não vai e depois a liga responderá de acordo". A KHL, com sede em Moscou, anteriormente expressou indignação com o banimento de atletas russos em outros esportes manchados por doping nas Olimpíadas de Sochi. Até o momento não foram feitas alegações de irregularidades por parte da equipe masculina de hóquei do país em Sochi 2014, que caiu nas quartas de final. A equipe feminina teve seis atletas banidas e o resultado de Sochi anulado por alegações de envolvimento com o esquema de dopagem patrocinado pelo governo local.

Como a NHL não chegou a um acordo com o COI e não irá liberar seus atletas para os Jogos de Pyeongchang 2018, uma possível retirada dos atletas da KHL afetaria o torneio inteiro, e não apenas a equipe russa. Apesar dos russos terem sua lista atual de atletas inteiramente formada por atletas que estão na KLH, a liga sede atletas para equipes como o Canadá, Estados Unidos e Finlândia. Somente dos Estados Unidos, sete atletas que estão na lista de torneios pré-olímpicos de preparação para os jogos disputam o campeonato da KHL.

Os russos foram proibidos de disputarem Pyeongchang sob a bandeira russa e competirão como "Atletas Olímpicos da Rússia" sob uma bandeira neutra. A punição foi anunciada no início do mês, sendo uma resposta ao esquema de doping implantado pelos russos durante as Olimpíadas de 2014.

A KHL também publicou uma declaração em seu site na quarta-feira apoiando os atletas russos que decidirem competir sob as condições do COI, mas posteriormente o comunicado foi retirado. O departamento de mídia da liga informou que o texto foi retirado porque teria sido postado por engano e que os comentários de Chernyshenko prevaleceram.

Apesar da decisão do COI da semana passada não acusar Chernyshenko de qualquer irregularidade em Sochi, a entidade ordenou que ele fosse retirado do corpo de uma comissão do COI que supervisionava os preparativos para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.

Também na quarta-feira, a Federação Russa de Hóquei, que aceita que os russos disputem como atletas neutros em Pyeongchang, pareceu estabelecer uma disputa com o COI sobre os uniformes. Os russos em Pyeongchang serão obrigados a competirem em uniformes aprovados pelo COI sem cores ou símbolos nacionais russos. No entanto, a RHF acredita que ainda pode usar seus uniformes já fabricadas pela Nike, que são vermelhas com um grande emblema da águia de duas cabeças. "Há uma discussão em torno do uniforme. Já foi produzido e há certas questões técnicas”, disse Roman Rotenberg, vice-presidente sênior da federação.


Rotenberg acredita que existe uma "chance de 90%" de que a equipe russa de hóquei pudesse utilizar os uniformes vermelhos da Nike ao competir em Pyeongchang.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar