Últimas Notícias

Levantadora de Peso vai se tornar primeira atleta transgênero a disputar os Jogos da Commonwealth pela Nova Zelândia

A atleta do levantamento de peso Laurel Hubbard foi selecionada para competir pela Nova Zelândia em Gold Coast 2018, Hubbard se tornará o primeiro transgênero a disputar os Jogos da Commonwealth pela Nova Zelândia.

A atleta de 39 anos venceu com tranquilidade o Australian International em Melbourne em março na categoria até 90 kg e garantiu a vaga em Gold Coast 2018.

Hubbard nasceu como Gavin e a atleta foi aprovada pelo COI nos critérios para atletas transgêneros mas algumas atletas reclamaram de sua vitória pois achavam injusto que um trans disputasse a categoria feminina.

O COI exige que um atleta demonstre que "o nível total de testosterona no soro seja inferior a 10 nanômoles por litro durante pelo menos 12 meses antes da primeira competição".

Hubbard era anteriormente recordista da Nova Zelândia nos 105 kg masculino antes da transição.

O presidente da Federação Australiana de Halterofilismo, Michael Keelan, expressou preocupação com a participação de Hubbard na categoria feminina.
"Estamos em um esporte de poder que normalmente está relacionado a tendências masculinas, onde, se você tiver essa agressividade, você obter os hormônios certos, então você pode levantar pesos maiores", disse ele, de acordo com a Australian Associated Press .

"Se você foi um homem e você levantou certos pesos e então, de repente, você faz a transição para uma mulher, então, psicologicamente, você sabe que você levantou esses pesos antes."

"Eu, pessoalmente, não acho que seja nivelado."

"Essa é a minha visão pessoal e acho que é compartilhada por muitas pessoas no mundo esportivo".

Em uma declaração, a Federação dos Jogos da Commonwealth disse que os critérios de qualificação e elegibilidade foram determinados em parceria com Federações Internacionais, com o objetivo de alcançar uma igualdade nas competições.

Foto: NZOC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar