ITF elege Nadal e Muguruza como melhores de 2017


A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta sexta-feira (8) que os espanhóis Rafael Nadal e Garbiñe Muguruza foram eleitos os "Campeões Mundiais de 2017" pela entidade. Esta é a terceira vez que Nadal leva a premiação, ao passo que é a primeira de sua compatriota.

Desde 1998 o prêmio da ITF não ia para atletas de um mesmo país. Naquele ano, os americanos Pete Sampras e Lindsay Davenport foram os escolhidos. Os vencedores receberão os troféus de campeões em um jantar realizado no dia 5 de junho, em Paris, durante a disputa da Roland Garros.

Aos 31 anos de idade, Nadal se tornou o jogador mais velho a ganhar o prêmio, tendo como destaque na temporada as conquistas do US Open e principalmente de Roland Garros, onde ergueu a taça pela décima vez na carreira. Ao todo foram seis os títulos do espanhol no ano, terminando a temporada como número 1.

"Estou muito feliz por receber este prêmio da ITF. Faz quatro anos desde a última vez que terminei um ano como líder do ranking e por isso a sensação é especial. Quero parabenizar Garbiñe pela conquista, algo que é ótimo para o nosso país. Agradeço aos fãs, ao meu time e em especial ao tio Toni, que esteve ao meu lado por todos esses anos", disse Nadal.

Muguruza é a segunda espanhola a receber a premiação da ITF, igualando o feito de Arantxa Sanchez em 1994. Neste ano, a espanhola não apenas venceu seu segundo Grand Slam, levantando a taça de Wimbledon, mas também alcançou a ponta do ranking da WTA pela primeira vez.

"Ser campeã do mundo pela ITF em um ano tão competitivo que tive é uma coisa muito especial, ainda mais porque Rafa foi eleito entre os homens ao meu lado. Ele é um grande modelo para todos e o momento é excelente para o tênis espanhol. Estou motivada por tudo que aconteceu e vou trabalhar duro para que venham novas conquistas na próxima temporada", disse Muguruza.


Melo e Kubot são eleitos a melhor dupla do ano 

O brasileiro Marcelo Melo e seu parceiro Lukasz Kubot receberam a mesma nomeação nas duplas masculinas. Campeões de Wimbledon, Melo e Kubot terminaram o ano como dupla número 1 da ATP, sendo que o mineiro ainda fechou a temporada como líder do ranking individual. Eles faturaram a premiação da ITF pela primeira vez na carreira.

"Estou honrado em ser eleito campeão mundial pela ITF, é como um sonho que se torna realidade. Isso é incrível tanto para mim quanto para Lukasz, que jogamos uma temporada inteira juntos pela primeira vez e terminamos como a dupla número 1", comemorou Melo.

"Agradecemos a todos os membros de nossa equipe que nos ajudaram a chegar aqui, assim como os fãs. Quando nos juntamos, a meta era tentar chegar ao ATP Finals. Os detalhes foram se encaixando no decorrer do ano e os resultados foram ótimos. Mal podemos esperar para a próxima temporada", acrescentou Kubot.

Fotos: ITF/Divulgação


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes