Últimas Notícias

Indiano Shiva Keshavan se classifica para sua sexta Olimpíadas no Luge

O esporte de alto rendimento sempre revela boas histórias, sejam aquelas dos grandes campeões e suas conquistas, das quebras de recordes mundiais ou da tentativa de mortais atingirem o patamar de uma entidade olímpica indo cada vez mais alto, rápido e forte. Mas o esporte de alto rendimento é, principalmente, a tentativa de superar os próprios limites, sejam físicos, estruturais ou mesmo da falta de apoio local.  E uma dessas histórias é a de Shiva Keshavan, um indiano do luge que está classificado para as próximas Olimpíadas de Inverno. Provavelmente Shiva, assim como nas outras edições, não vai conquistar uma medalha em Pyeongchang, mas isso não o torna irrelevante. A cada quatro anos seu nome é ouvido mundialmente por causa de sua história. Um atleta da Índia, onde não há um grande legado nos esportes de forma geral, ainda mais em esportes de inverno, vai disputar as Olimpíadas.

Quando Shiva entrar em seu treno e descer pela pista de Pyeongchang, será seu sexto e provavelmente o último momento como atleta olímpico. Nas outras cinco edições olímpicas ele nunca terminou em uma posição melhor do que um 25º lugar, e não será dessa vez que entrará como favorito a um pódio. Participar de 5 Olimpíadas e não passar nem sequer perto do pódio seria frustrante para a maioria dos atletas, mas não para Keshavan.

Questionado se valeu a pena tanto sacrifício, o indiano não hesita em dizer que sim. “Eu não fiz isso para outras pessoas olharem minha história. Eu fiz isso por mim mesmo. Eu fiz isso para me superar e eu sinto que percorrei um longo caminho. Até agora aprendi muito, percorri o mundo, encontrei pessoas de todo o mundo e tive o privilégio de fazer isso. E, bem, se outras pessoas me olham, eu sei que elas me respeitarão pelo que fiz ", afirmou o atleta.

Keshavan disputou a etapa da Copa do Mundo das Nações na quinta-feira em Monte Van Hoevenberg, mas um problema em seu trenó fez com que terminasse apenas em 31º lugar entre 35 atletas. Com o resultado o indiano não poderá disputara a próxima etapa neste final de semana, já que apenas os 15 melhores avançaram. Entretanto, isso não o detém e nunca deteve.

A atitude de Keshavan tem inspirado outros atletas do luge ao longo dos nãos, e caso se confirme o fim de sua jornada olímpica no próximo ano, a comunidade do luge irá sentir a falta do atleta. "Realmente é como uma comunidade que você é parte, e é algo que é realmente difícil de deixar ir. É muito divertido viajar, competir em todo o mundo com um ótimo grupo de pessoas", afirmou o líder da equipe de Luge dos estados Unidos, Chris Mazdzer, um dos muitos no circuito da modalidade que considera Keshavan um bom amigo.

Keshavan chama Lake Placid de quintal de sua casa, embora esteja a 7.000 milhas da região do Himalaia, onde realmente fica a sua casa. Quando ele terminou sua prova na noite de quinta-feira, os australianos e os ucranianos foram os primeiros a lhe oferecer os parabéns. E na semana passada Keshavan obteve ajuda de uma croata para poder competir. O trenó de Keshavan quebrou e Daria Obratov acabou lhe oferecendo o dela. O equipamento era muito pequeno para Keshavan, e não exatamente no contorno de seu corpo, mas ele o usou de qualquer forma para terminar a corrida da Copa das Nações em Calgary, no Canadá. Ter terminado a prova foi o que essencialmente o fez conquistar a sua vaga em Pyeongchang.

Como o carinho dos colegas demonstra, Kashevan é considerado integrante de várias equipes dos mais diversos países. "Embora representemos diferentes países, o espírito olímpico não conhece fronteiras", disse Obratov.

Keshavan fez sua estreia olímpica aos 16 anos em Nagano, Japão, em 1998, quando alcançou o 28º. Desde então ele esteve presente em todas as edições, alcançando resultados similares. Ele foi 33º colocado em Salt Lake City em 2002, 25º em Turim 2006, 29º em Vancouver 2010 e 37º em Sochi. Ele sempre esteve em algum lugar a cerca de 5 ou 10 segundos atrás dos medalhistas de ouro na classificação final das Olimpíadas.


Agora seis vezes atleta olímpico, ele alcança um legado que ele jamais imaginou atingir. "Eu dei o meu melhor. Talvez seja o motivo pelo qual eu quero ser lembrado: ele deu o melhor e nunca desistiu", afirmou Keshavan.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar