Últimas Notícias

FINA não reconhece eleição de Miguel Cagnoni e CBDA anuncia data para novas eleições

Federação Internacional de Natação (Fina) ainda não reconheceu o resultado da eleição presidencial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Na última quinta-feira(30), em Sanya, na China, a entidade se reuniu e, segundo o blog do Coach, do comentarista do SporTV Alexandre Pussieldi, deu prazo de 90 dias para a CBDA fazer um novo pleito.

A entidade então marcou uma nova eleição para o dia 20 de dezembro, Rio de Janeiro.  O edital de convocação da eleição foi publicado pela primeira vez em jornal de grande circulação nesta segunda-feira (4), como pede o estatuto da entidade.  Em junho, Miguel Cagnoni foi eleito o mandatário da entidade nacional, mas o resultado nunca foi aceito pela Federação Internacional. 

A eleição da CBDA foi feita de acordo com as regras da interferência jurídica brasileira, que determinou a eleição no dia 9 de junho, baseado na interpretação da Lei Pelé, permitindo a participação dos clubes e atletas. O problema é que isso vai contra o estatuto da CBDA que está registrado na FINA.

Após quase 30 anos de dinastia de Coaracy Nunes, que presidiu a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) entre 1988 e 2016, a entidade que comanda os esportes aquáticos no país tem um novo presidente desde junho: Miguel Cagnoni. O ex-atleta de polo aquático, de 72 anos, ganhou a eleição, no Rio de Janeiro, e ficará no cargo por quatro anos, podendo concorrer a outra eleição em 2021.

No dia da eleição, porém, a Federação Internacional (Fina) declarou que não reconheceria o resultado. Durante o Mundial da Hungria, realizado um mês depois, o presidente da FINA, reiterou que a situação não estava 100% correto, mas já elogiava a nova gestão.


Foto: CBDA
Com informações de blog do coach

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar