Últimas Notícias

Federação Internacional de Bobsled diz que russos não deveriam ser suspensos

O presidente da Federação Russa de Bobsled e medalhista de bronze no bobsled em Sochi, Alexandr Zubkov, e o atleta de squeleton Aleksandr Tretiakov campeão olímpico em 2014, devem ser suspensos pela Federação Internacional de Bobsled e Skeleton por agora, entretanto, de acordo com um painel independente, que afirma que não foram tratados de forma justa na investigação do doping patrocinado pelo estado em torno dos Jogos Olímpicos de Sochi, as suspensões podem ser revogadas.

O painel de três pessoas para o IBSF chegou às suas conclusões depois que a aceitação do testemunho do ex-diretor de laboratório de Moscou e Sochi, Grigory Rodchenkov, pode ter ocorrido em violação do direito internacional.

Rodchenkov, que vive nos Estados Unidos sob a proteção do FBI como testemunha cooperante, disse ao investigador da Associação Mundial Antidopagem Richard McLaren sobre a conspiração de doping - uma parte fundamental do relatório que eventualmente levou o Comitê Olímpico Internacional não apenas a proibir vários russos atletas de jogos futuros, mas também não permitem a Rússia e seus líderes esportivos dos próximos Jogos Pyeongchang.

"Não ouvir o Dr. Rodchenkov antes de uma adequada Comissão Disciplinar ou Painel de Audiência em vez de exclusivamente antes que a McLaren seja convincentemente provável ser contestada com sucesso antes que um Tribunal não seja compatível com os princípios do direito internacional", escreveu o painel de doping.

O COI disse que encontrou Rodchenkov como uma verdadeira testemunha. Mas o painel do IBSF disse que a federação que suspende Zubkov e Tretiakov - que combinaram para ganhar três medalhas de ouro despojadas em Sochi - "seria claramente injusta".

É o último capítulo de uma saga já complicada.

O IBSF agora levará seu caso ao Tribunal de Arbitragem para o Desporto. Zubkov e Tretiakov foram provisoriamente suspensos pelo IBSF uma vez que as decisões do COI foram reveladas no mês passado, então as proibições foram levantadas - e as decisões do painel datadas de segunda-feira impedem que essas suspensões sejam reintegradas.

Independentemente das suspensões do IBSF existentes ou não, Zubkov e Tretiakov continuam proibidos das futuras Olimpíadas pelo COI e ainda têm suas medalhas de Sochi despojado.

O painel de doping, em sua decisão, enfatizou que não está questionando a validade do relatório da McLaren - apenas que acredita que houve uma "necessidade legal" de ter Rodchenkov disponível para ser examinado de forma cruzada como parte do devido processo para os acusados ​​de doping.

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou as agências dos EUA no início deste mês de manipular provas de Rodchenkov e que o denunciante está "sob o controle" dos americanos por razões políticas. Rodchenkov disse que foi ordenado pelo ministério dos esportes da Rússia para supervisionar o uso de esteróides por atletas em muitos esportes e para encobrir seu doping, falsificando os resultados dos testes e trocando amostras sujas por coisas limpas.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar