Últimas Notícias

Em resposta a casos de doping, IBU rebaixa Federação Russa de Biatlo

A Federação Internacional de Biatlo (IBU) rebaixou a Rússia de um membro permanente da entidade para um membro provisório. A decisão foi tomada devido ao "número substancial de convicções de doping recentes" e para incentivar uma resposta mais ativa, segundo a entidade.

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 11 de dezembro, após uma reunião do Conselho Executivo da IBU em Hochfilzen, na Áustria, e não significa que a Rússia será impedida de enviar atletas para competir em eventos internacionais de biatlo sob sua própria bandeira.

A decisão também não significa que eles serão proibidos de hospedar eventos internacionais. Apesar disso, o país já foi despojado em fevereiro dos direitos de sediar o Campeonato Mundial da IBU 2021, que seria realizado em Tyumen. O mundial foi retirado da Rússia após a publicação do Relatório McLaren, que indicou o esquema de dopagem estatal implantado pelo governo local durante Sochi 2014.

De acordo com a IBU a decisão foi tomada "como consequência do número substancial de condenações por doping no passado recente, o veredito do conselho do COI (Comitê Olímpico Internacional) contra três biatletas russos que foram declarados culpados de um ADRV (Violação de Regras Antidopagem) nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e o número substancial de atletas ainda suspeitos de fazerem parte, ou terem se beneficiado da conspiração de doping russo ". O órgão ainda afirma que isso causou "grandes danos ao esporte biatlo e à reputação da IBU", afirmou.

Ainda segunda a IBU, espera-se também que a suspensão provisória encoraje a União Russa de Biatlo (RBU) a "tornar-se mais ativa na luta contra o doping, a fim de auxiliar na descoberta de qualquer manipulação de doping na Rússia e de fazer cumprir rigorosamente as regras e políticas antidoping".

A IBU também "aceita" a decisão do COI de proibir a participação de atletas sob a bandeira da Rússia nos próximos Jogos de Inverno, em Pyeongchang, autorizando apenas atletas limpos do país e competindo de forma neutra, sob a bandeira "Atletas Olímpicos da Rússia". A entidade concorda em "implementar" a elegibilidade dos membros desta equipe. Eles analisarão a reintegração da Federação Russa de Biatlo à membro permanente da IBU em uma data posterior, mas não antes do final da temporada 2017/2018.

A revogação da decisão da IBU só acontecerá se a suspensão do COI do Comitê Olímpico Russo tiver sido levantada, se nenhum outro biatleta russo falhar em testes antidoping e se a RBU "cooperar plenamente" com as investigações da IBU.

Até o momento três atletas do biatlo foram punidos de forma retroativa por estarem envolvidos nos casos de doping de Sochi 2014. São elas Yana Romanova, Olga Vilukhina e Olga Zaitseva. Todas as três fizeram parte da equipe que conquistou a medalha de prata no revezamento 4x6 km.

Foto: AP Photo/Darron Cummings


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar