Últimas Notícias

Daniel Dias cumpre “meta” de medalhas dos filhos no Mundial de Natação Paralímpica e se emociona

O multimedalhista Daniel Dias conquistou sua quarta medalha de ouro em quatro provas disputadas no Mundial de Natação Paralímpica, na Piscina Olímpica Francisco Márquez, na Cidade do México. Na noite da terça-feira, 5, ele foi o melhor nos 50m nado livre da classe S5, com o tempo de 32s66.

O Brasil subiu para a quarta colocação no quadro geral de medalhas, com 12 ouros, oito pratas e seis bronzes. A China lidera com folga (20 ouros), seguida pelos Estados Unidos (14). A Itália está em terceiro com um bronze a mais que o Brasil.

Daniel Dias já havia sido o melhor nos 50m costas, nos 100m livre e no revezamento 4x100m livre, desde o sábado, 2, quando a competição teve início. Antes de desembarcar no México, Daniel deixara uma promessa aos filhos Asaph, de 3 anos, e Daniel, que completou 2 há pouco mais de dez dias. Era uma meta particular, para evitar "crise" de ciúmes entre os irmãos.

“Tem uma meta para bater lá em casa, que é levar medalha para os meninos. De preferência, duas para cada, para não gerar uma crise”, disse, com seu habitual sorriso largo, após o primeiro treino no local da competição, ainda na sexta-feira, dia 1º.

Agora que a meta foi cumprida, Daniel Dias foi lembrado pelos jornalistas na zona mista e teve de segurar as lágrimas ao falar dos filhos.

“Estou feliz com as marcas que estou fazendo aqui, ainda mais quando é pedido dos filhos, né? Para mim é uma alegria nadar por eles, tenho certeza que eles estão acompanhando a competição lá em casa. Não é fácil, a gente se dedica muito, mas é uma motivação incrível o que eles me passam. Muita gente diz que ganhar tudo pode fazer perder a graça de competir, mas com aquelas duas figurinhas lá [Asaph e Danielzinho], dificilmente isso vai acontecer. Se chegar esse dia, eu vou chegar para vocês [imprensa] e dizer: "Já deu". Mas, por enquanto, não", disse Daniel Dias, visivelmente emocionado.

Além de Daniel, o catarinense Talisson Glock também brilhou na noite desta terça-feira. O ouro veio nos 100m costas - prova em que ele já mostrara seu potencial em temporadas passadas. No Mundial de Glasgow 2015, ele ficara com a prata. Em Montreal 2013, sua estreia na Seleção Brasileira, fora o quarto, com apenas 18 anos. Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 ele deixou escapar o bronze por 56 décimos de segundos.

A história, no entanto, foi diferente na noite desta terça-feira, no México. Talisson impôs seu ritmo desde a largada. O espanhol Antoni Bertran tentou acompanhá-lo, mas após os primeiros 50 metros, o catarinense de Joinville já estava quase um corpo inteiro à frente do rival. Bateu em primeiro lugar na borda com 1min18s10. Bertran chegou com 1min20s03, seguido do italiano Antonio Fantin (1min22s18).

“É minha principal prova, fiz uma temporada forte em Joinville, fui campeão da última etapa do Circuito Loterias Caixa, em outubro, em São Paulo, vinha fazendo os melhores tempos do ano, sabia que entraria nessa prova para brigar, apesar de não ser os melhores tempos da vida. Tenho certeza que me preparei no lugar certo, com as pessoas certas, para voltar ao meu auge, que foi em Glasgow 2015”, citou o nadador, que foi atropelado por um trem aos 9 anos de idade, no interior de Santa Catarina, e perdeu parte do braço e perna esquerdas.


Para encerrar a noite de terça-feira, Joana Neves foi prata nos 50m livre (S5) e Felipe Caltran (S14), bronze nos 200m livre. Thomaz Matera fechou a participação brasileira no dia com um bronze nos 50m livre (S12).

Italo Pereira vence os 100m Costas S7
Ítalo Pereira, 22, é o novo campeão mundial dos 100m nado costas da classe S7 na tarde da sessão da tarde na terça-feira.

Além de Ítalo, o paulista Ruan Souza foi campeão nos 100m peito (SB9).

O atleta completa no México uma sequência de três anos consecutivos medalhando nas grandes competições internacionais nesta prova. No Mundial de Glasgow 2015 ele fora bronze nesta prova, resultado idêntico aos que obteve nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.

Ítalo completou a distância em 1min13s77. A prata foi para o argentino Matias de Andrade (1min15s39) e o bronze com o croata Ante Rada (1min18s10).


“Mais um passo importante na nossa preparação para Tóquio. Foco total em 2020, nadar em 1min13s na Cidade do México, com altitude [2.250 metros acima do nível do mar], foi bom, estou feliz”, comemorou o nadador.

O quinto dia de provas têm início às 13h (de Brasília),

Foto: CPNB/MPIX


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar