Últimas Notícias

Comitê Olímpico Russo espera que ao menos 200 atletas do país disputem as Olimpíadas de PyeongChang 2018

 O Comitê Olímpico Russo (ROC) espera que ao menos 200 atletas do país possam competir nas Olimpíada de PyeongChang 2018 mesmo após a punição imposta à nação pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O COI decidiu pela suspensão da Rússia dos próximos jogos de inverno no início da semana passada, liberando apenas atletas limpos, sem histórico de doping, a disputarem o evento de forma neutra, sob a bandeira "atletas olímpicos da Rússia".

O número de atletas foi repassado pelo ROC depois de um congresso da entidade na terça-feira, 12 de dezembro. "Potencialmente mais de 200 atletas estão em condições de se qualificar", disse o presidente do ROC, Alexander Zhukov.

A decisão de proibir a Rússia de disputar PyeongChang 2018 devido ao esquema de doping patrocinado pelo governo local durante os jogos de Sochi 2014. Além da suspensão da Rússia das Olimpíadas, o COI está revisando os resultados de vários atletas do país nas Olimpíadas de 2014, caçando resultados e medalhas e punindo atletas envolvidos com o esquema. Mais de 105 atletas que estiveram em Sochi 2014 já foram desqualificados. O exemplo mais recente veio do hóquei feminino, onde seis atletas da equipe das últimas Olimpíadas foram banidas, fazendo com que o país fosse proibido de disputar PyeongChang na modalidade. Outros 31 atletas russos também estão proibidos de disputarem as próximas Olimpíadas.

De acordo com Zhukov, o ROC votou unanimemente a favor dos atletas competirem na coreia do Sul, apesar das restrições colocadas à seleção nacional. "A opinião de todos os participantes foi unida, e a opinião foi a que nossos atletas precisam ir para a Coréia do Sul, competir e vencer pela glória da Rússia", disse Zhukov. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, já havia dado seu apoio aos atletas na semana passada.

A conferência de terça-feira ocorreu na sede da ROC, que foi construída para os Jogos Olímpicos de Moscou de 1980. Nos corredores do prédio, fotos de medalhistas olímpicos do país em forma de homenagem. Entretanto, várias dessas medalhas foram retiradas de seus medalhistas por doping nos Jogos de Sochi 2014. Durante as reuniões, a equipe nacional de hóquei no gelo compareceu usando camisas que diziam "a Rússia está no meu coração", enquanto outros atletas aparecem com uniformes azuis projetados para a equipe russa vestir em Pyeongchang.

Na próxima sexta-feira a Rússia enviará uma comissão até a Suíça para discutir detalhes sobre a punição, como por exemplo os uniformes a serem utilizados, a exposição de bandeiras russas nas arquibancadas, dentre outros temas. O COI disse terça-feira que o nome do "Atleta Olímpico da Rússia" aparecerá em uniformes.

Nos próximos meses o COi passará a emitir convites para atletas do país que estão aptos a competirem em PyeongChang, atendendo às questões do antidoping, O ROC disse que enviará listas de seus atletas preferidos ao COI, que então emitirá os convites para os atletas russos. "Eu acho que o COI irá garantir que os atletas russos mais fortes recebam os convites, de modo que, por exemplo, nossa equipe de hóquei é composta pelos melhores jogadores", disse Zhukov.


Zhukov disse que a Rússia continua a negar o funcionamento de um programa de doping nas Olimpíadas de 2014 e rejeitou qualquer sugestão de que ele tenha feito um acordo com o COI para evitar sanções mais severas. "É inaceitável tirar o direito de um atleta para representar seu país. Na minha opinião, quebra não apenas a carta olímpica, mas os direitos humanos. Então você realmente não pode falar sobre um acordo aqui. É óbvio que consideramos esta decisão injusta, mas, ao mesmo tempo, estamos na situação em que precisamos tomar uma decisão, apesar de considerarmos essa decisão injusta", afirmou Zhukov.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar